Topo

4 indícios de que a relação de amizade está sendo prejudicial

Comente

A amizade é um laço que une duas pessoas com afinidade em algumas áreas da vida, seja pelo mesmo gosto de comida, estilo, carisma, empatia, ou até mesmo a forma de pensar ou agir.

Agora, é fato que também existem certos amigos que embora tenham sido importantes aliados em determinados momentos, com o tempo acabam mudando ou transparecendo alguns defeitos que podem ser extremamente prejudiciais na relação.

Mas quando de fato uma amizade está em risco? E como lidar com esse tipo de situação? É melhor simplesmente terminar a amizade? Embora não seja fácil responder esse tipo de questão, existem alguns indícios e alternativas que podem ser importantes para quem se encontra nesse dilema. Para comprovar isso, apresentamos a seguir alguns exemplos. Veja!

Sinais de que a amizade pode estar em risco

Sinais de que a amizade pode estar em risco

Amigos ciumentos

Um primeiro sinal de alerta para uma amizade tóxica é o ciúme. Quando seu amigo ou amiga sente ciúme excessivo por você, há um claro motivo para preocupação.

Nesse caso o melhor é observar o que desencadeou esse tipo de sentimento no amigo, afinal, a questão pode ter sido influenciada pelo fato dele se sentir excluído após a mudança de seu status de relacionamento, começo de uma outra amizade, ou mesmo paquera.

Agora quando não há motivo aparente para o amigo demonstrar ciúmes e ele o faz simplesmente por causa de sua aproximação com uma outra pessoa, o melhor é procurar o diálogo com ele para procurar entender o motivo mais a fundo.

Leia também:

Amigo invejoso

Um amigo invejoso é aquele tipo de pessoa que não vibra com suas conquistas, mas ao invés disso sempre busca encontrar defeito ou problema em suas realizações para ele continuar parecendo o melhor.

Isso só mostra que o amigo se sente inferior ou inseguro perto de você. Ao diagnosticar isso, o melhor é conversar com ele sobre essas atitudes e falar sobre o quanto isso magoa. Se não houver mudança, o melhor talvez seja buscar o afastamento desse tipo de pessoa.

Amigo impaciente

Quando os sentimentos citados acima já estão fora de controle, o amigo ou amiga passa a demonstrar impaciência. Nesse caso a dica é prestar atenção na forma como ela responde aos chamados, pedidos e encontros e se a resposta não vem carregada de um tom de agressividade ou grosseria.

Se isso ocorrer, pode significar que essa pessoa não tem mais interesse em sua amizade, pelo quê, o melhor para ambos pode ser o afastamento.

Desprezo

Para finalizar, o ciclo de amizade tóxica pode chegar à fase do desprezo, que é quando o amigo ou amiga não te procura para mais nada e passa a ignorar todos os seus convites e chamados. O desprezo nada mais é do que o reflexo de todos os sentimentos e atitudes citadas anteriormente.

Como reagir ao iminente fim da amizade?

Para que uma amizade seja verdadeira é importante que haja diálogo aberto, de modo que qualquer tipo de desentendimento possa ser esclarecido.

Apesar disso, porém, quando as diferenças falam mais alto a ponto de prejudicar a convivência, o melhor é o afastamento e a busca por novas amizades. Com isso cada um pode fazer uma reavaliação na vida e nos próprios valores, e nada impede que no futuro a amizade possa florescer novamente.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: