Topo

Fatos que você precisa saber sobre o SXSW, o maior festival de música do planeta

Listas, notícias e tudo sobre o mundo musical, você vê aqui no Click Grátis! Fatos que você precisa saber sobre o SXSW, o maior festival de música do planeta
Publicidade
Comente

Você gosta de música e nunca ouviu falar no SXSW? Não se preocupe, você não é o único. Embora não seja tão comentado em terras brasileiras, o evento chamado South by Southwest (nome abreviado para SXSW), nada mais é que um enorme conjunto de festivais de música, cinema e tecnologia, sediado em Austin, no Texas, Estados Unidos.

O evento que acontece em toda primavera e que normalmente cai no mês de março, atrai multidões interessadas em interatividade, músicas e filmes que são apresentados por nove dias. E agora que ficou curioso sobre a festa, apresentamos a seguir uma série de detalhes que você precisa saber a respeito da mesma. Confira!

Tudo sobre o SXSW: o maior evento musical do mundo

Tudo sobre o SXSW: o maior evento musical do mundo

Quando tudo começou

Publicidade

O “South by Southwest” teve inicio em 1987, e logo começou a crescer em tamanho e alcance ao longo dos anos. Na região de Austin, onde acontece o evento, estão concentradas as universidades do Texas, por isso mesmo, ela é conhecida como a cidade mais jovem do estado, o que acabou sendo ideal para um evento dessa magnitude.

Maior festival de música

O SXSW Music é conhecido mundo afora como o maior festival de música dentro de seu gênero. Para se ter uma ideia em 2014 o evento teve mais de 2 mil shows para o público curtir. A quantidade de interessados cresceu absurdamente de 700 registrados em 1987 para 28 mil mais recentemente.

Crescimento assustador

E não foi apenas na área da música que o festival experimentou crescimento, o setor SXSW Film e o SXSW Interactive também vêm crescendo de maneira astronômica a cada ano, tendo trago recentemente cerca de 51 mil inscritos para Austin.

Nada de cachê

Publicidade

Curiosamente, no emblemático festival, as bandas que se apresentam não faturam cachê. Por lá, são os próprios artistas quem têm que arcar com os custos, inclusive despesas de viagem, estadia, etc.

A única coisa que os artistas recebem é uma espécie de ajuda de custo que gira em torno de 400 reais individualmente ou mil reais para banda ou grupo. O valor ainda pode ser revertido em pulseiras vip, que dão acesso a todos os eventos de música nos dias da festa.

Leia também:

Filmes por nove dias

Na conferência de filmes do SXSW, os visitantes podem pelo período de cinco dias apreciar apresentações de painéis e sessões, que contam inclusive com presença de cineastas de todos os níveis. Mas além disso, há também o festival de filmes, que dura os 9 dias do evento.

Incansáveis sessões

Em 2015, o festival apresentou em torno de 250 sessões com 735 palestrantes importantes, incluindo Lena Dunham, criadora do seriado “Girls”, além de Jon Favreau, Ryan Gosling, Nicolas Cage, Tilda Swinton, Amy Schumer e Richard Linklater, diretor de “Boyhood”.

Test drive

Um dos principais focos do festival é dar oportunidade para que produtores independentes possam mostrar seus respectivos trabalhos.

Mas há grandes estúdios que aproveitam o gancho para fazer um teste com o trabalho, especialmente no caso de comédias, já que o entusiasmo do fã permite uma estimativa sobre o real potencial do filme na ocasião de seu lançamento.

Entre as obras que já passaram pelo evento, há grandes nomes como “Velozes e Furiosos 7”, “Missão Madrinha de Casamento”, “Anjos da Lei” e até seriados famosos como “Girls” e “Penny Dreadful”.

Mais bancas

O SXSW é bem diferente dos outros festivais do ramo. Uma diferença pontual, por exemplo, é que ao invés de trazer várias bandas tocando em um único local, o evento possui casas de shows cadastradas, dessa forma cada uma recebe cinco ou seis bandas que seus shows de meia hora a quarenta e cinco minutos.

Com isso cada espectador tem a opção de escolher o local com as apresentações que mais lhe interessa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: