Topo

Quer fazer um casamento elegante sem gastar muito? Isso é possível - veja dicas

Comente

Muita gente acredita que fazer festa e cerimônia de casamento é algo só para quem tem um bom orçamento. De acordo com especialistas, no entanto, embora seja sim necessário algum dinheiro para conduzir a organização dos detalhes, é possível fazer tudo de maneira econômica sem abrir mão da sofisticação e elegância.

Para comprovar isso, portanto, apresentamos a seguir uma lista de dicas que mostram como driblar a questão financeira e fazer um casamento com tudo o que os noivos e convidados têm direito. Veja!

Como economizar na hora de preparar o casamento

Planejamento

Planejamento

Essa deve ser a palavra de ordem para tudo que envolve finanças, e em se tratando da ocasião mais importante da vida do casal, ter um bom planejamento é imprescindível.

Além disso, não adianta deixar para organizar tudo em cima da hora, o planejamento deve ser feito com antecedência para que na última hora sobre tempo para lidar apenas com os imprevistos – e acredite: eles surgirão.

Outro bom motivo para planejar tudo de forma antecipada é que com tempo maior é possível fazer uma boa negociação com os fornecedores dos itens da festa, obtendo assim maiores descontos ou até mesmo um parcelamento especial. Diante disso, o mínimo aceitável para começar o planejamento da cerimônia e festa de casamento é de um ano.

Data

Data

Não é algo muito usual, mas fazer o casamento em um dia da semana como terça ou quarta-feira é uma excelente opção para quem quer economizar. A possibilidade é ainda mais bem-vinda quando todos os convidados moram na mesma cidade, pois, aí todos podem participar sem maiores problemas.

A economia nesse caso é proporcionada pelo fato de os donos de espaços e os fornecedores cobrarem mais barato em dias em que o movimento é menor. Outra opção que pode ser viável é fazer a cerimônia em feriados ou durante a manhã em finais de semana.

Leia também:

Horário

Horário

Fazer o casamento com luz natural também ajuda a economizar, afinal, não será necessário pagar iluminação extra para o fotógrafo e nem mesmo haverá custo de luz ambiente, dependendo o lugar escolhido.

Espaço

Espaço

O item que mais pesa no orçamento do casamento é a iluminação e decoração. Então a dica aqui é optar por salões abertos, chácaras e sítios, que aliás, podem esconder excelentes cenários para fotos mesmo sem uma decoração cara.

Cerimônia e festa

Cerimônia e festa

Para quem não faz questão de casar-se em um templo/igreja, o ideal pode ser fazer a cerimônia e a festa no mesmo local. Isso além de trazer mais conforto aos convidados, ajuda a economizar na decoração extra da igreja.

Comida

Comida

Se a cerimônia for íntima e para poucos convidados, vale envolver a família nos preparativos, de uma forma que não pese muito para ninguém. Desse jeito um parente pode preparar a salada da entrada, outro fazer os doces de sobremesa e assim sucessivamente. No fim das contas o resultado será uma grande economia em buffet.

Bebidas

Bebidas

E no caso de a dica anterior ser adotada, uma opção para cortar custos extras com contratação de garçons é deixar as bebidas expostas como parte da decoração.

Doces

Doces

Segundo especialista, o bolo ainda é um dos itens mais caros da festa. Nesse caso uma boa forma de economizar e “sair bem na foto” é usar bolo fake e outro pequeno apenas para padrinhos e familiares.

Lembrancinhas

Lembrancinhas

Na hora de planejar o casamento elas geram um bom gasto, apesar disso, os próprios noivos podem fazer de forma criativa e artesanal as lembrancinhas. A regra pode se estender a detalhes como buquê e arranjo de mesa.

Vestido da noiva

Vestido da noiva

O vestido é a parte do casamento que a noiva mais se preocupa, pois gera um gasto muito grande e serve apenas por alguns instantes. Nesse caso, para a economia a melhor opção é alugar a peça desejada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: