Topo

4 formas de controlar as despesas do dia a dia

Comente

Seja tirar um sonho do papel, ou mesmo cumprir uma meta quase impossível pode não estar ligado diretamente ou ainda ter ou ganhar muito dinheiro. Antes que isto ocorra é fundamental se organizar, saber onde está, para onde vai e para onde quer ir.

O dinheiro ajuda, mas de nada adianta receber um bom salário e não conseguir chegar ao final do mês com sua conta no azul. Não faltam inclusive bons exemplos de pessoas que conseguem milagres sem ter tanto orçamento.

4 formas de controlar as despesas do dia a dia

O maior aliado para o caminho não ser sofrido é você, e a pessoa que traça aquele objetivo e quer o conquistar.

Veja também:

Veja algumas dicas para controlar as despesas do dia a dia

Tenha Autoconhecimento

Para entender os gastos, é fundamental listar tudo o que faz. Esta situação poderá ser feita de diversas formas, um caderno, uma planilha pronta que apenas se preenche, arquivos que você mesmo crie. Ou ainda se utilize de tecnologia recorrendo aos aplicativos.

Praticar esta situação e este controle diariamente pode fazer toda a diferença na relação de você com seus gastos.

O que estiver além da lista

Algo tão importante quanto deixar visíveis as despesas é dividir cada uma das atividades em um tipo de categoria específica. Trazendo para a vida comum, é algo como separar as roupas, uma gaveta para as meias, outra para a camiseta, uma terceira para roupas íntimas, etc. Com o dinheiro é algo bem parecido, se o sistema é bom, pode-se identificar as contas com a casa, o que é pago com transporte, alimentação, saídas de final de semana, e as compras pessoais.

A lei de compensação

Cada pessoa possui seu jeito e suas prioridades. O que funciona comigo poderá não funcionar com outra pessoa. Para isto é necessário saber que cada escolha irá fornecer consequências, mas se as aceito posso conseguir passar por elas sem problema algum. Por este motivo é fundamental que cada conta possua uma categoria, desta maneira você poderá bater o olho e jogar recursos de um lugar para o outro, sem perder a visão do todo, nem mesmo sacrificar o que gosto ou ainda criar dívidas sem fim.

Tenha alternativas em mente

Os produtos caros, será que são tão únicos assim que podem ser substituídos por outros que fazem quase tudo o que ele faz? Esta é uma lógica que deve ser aplicada nas finanças, e pode fazer toda a diferença nas suas contas ao final do mês.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: