Topo

Conheça diferentes tipos de incontinência urinária

Comente

A condição de incontinência urinária se trata da perda involuntária de urina através da uretra. Esta é uma condição que poderá acometer ambos os sexos, sendo bastante comum no sexo feminino por conta da diferente composição das estruturas musculares, estas que são responsáveis por sustentar a pelve feminina.

Conheça diferentes tipos de incontinência urinária

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia

De acordo com dados recentemente divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia, ao menos 35% das mulheres com mais de 40 anos de idade ou 5% de toda a população incluindo também homens contam com algum grau de incontinência urinária. Esta situação oferece um grande impacto na vida dos pacientes, e este problema ainda leva a dificuldades sociais no trabalho, e muitas vezes problemas amorosos.

Situações comuns da incontinência

As causas deste problema são variadas, dentre elas podemos citar o comprometimento de musculatura de esfíncters ou assoalho pélvico, a gravidez e parto, a bexiga hiperativa, tumores, doenças que comprimem a bexiga além de obesidade. Em homens, o envelhecimento natural da bexiga e doenças de próstata são os motivos principais para que o problema ocorra.

Incontinência urinária de esforço

Veja também:

Nesta situação temos a perda de urina quando a pessoa pratica exercícios físicos, tosse ou mesmo ri.

Incontinência urinária de urgência

Esta está caracterizada por um aumento da frequência urinária diurna ou noturna, a sensação de não esvaziamento pleno de bexiga ao urinar, ou ainda a vontade súbita de urinar e a perda urinária por não chegar ao banheiro em tempo.

A condição mista geralmente ocorre quando existe uma associação de dois tipos de incontinência, a perda urinária durante sono é chamada de enurese noturna, não sendo caracterizada ou apontada como incontinência. Esta é uma forma transitória de perda urinária na infância que termina com a maturidade neurológica do paciente.

Como deve-se tratar a incontinência?

A incontinência poderá ser tratada conforme o seu tipo específico, o trato ocorre inicialmente com fisioterapia específica para assoalho pélvico e quando não resolvida esta situação, são recomendadas cirurgias.

Popularmente a cirurgia é chamada de cirurgia da faixinha, ou cirurgia que levanta a bexiga caída. A incontinência urinária de urgência por sua vez é tratada com medicações por via oral ou em casos raros com aplicação de botox na bexiga.

Perder urina não é algo normal, muito menos uma situação psicológica ou por estresse. Esta condição pode afetar de forma bastante negativa a vida dos pacientes e merece um acompanhamento e tratamentos específicos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: