Topo

7 dicas importantes para você economizar na água

Comente

Por se tratar de uma questão ambiental, o tema "economia de água" tem sido muito debatido nos últimos anos. O motivo, naturalmente, é a importância da preservação da água potável para que se mantenha a sustentabilidade do meio ambiente e da vida como um todo, uma vez que o risco de escassez se torna cada vez mais evidente.

Além disso, no entanto, existem outros bons motivos pelos quais vale a pena economizar na água. Um deles, por exemplo, é que isso pode representar também uma economia no orçamento doméstico, seja de maneira direta, nos casos em que o consumidor paga pelo consumo da água, ou de maneira indireta, como nos casos em que a residência possui poço particular e depende de energia elétrica para o abastecimento dos reservatórios (caixas d'água) por meio de uma bomba.

Em ambos os cenários, acabar com o desperdício de água de maneira inteligente tende a ser uma medida interessante de economizar dinheiro no longo prazo, até porque, as contas de água e luz estão cada vez mais caras, o que também se deve, dentre outros fatores, ao momento de crise pelo qual o país atravessa. Sabendo disso, portanto, mostramos a seguir uma série de dicas infalíveis para poupar no consumo de água. Veja!

Como evitar gastos excessivos de água

7 dicas importantes para você economizar na água

À caça dos pingos

Veja também:

Essa é uma das dicas mais óbvias, mas também muito ignorada: evite deixar as torneiras e chuveiros pingando e verifique regularmente os canos para ver se não há nenhum vazamento. Uma torneira pingando pode representar facilmente um desperdício de pelo menos 30 litros de água por dia.

Só ligar durante o uso

Outra dica óbvia, mas um tanto quanto negligenciada, é a de deixar as torneiras e chuveiros fechados quando não estão em uso. Isso significa que, enquanto ensaboa o corpo durante o banho, por exemplo, o chuveiro deve ficar fechado, sendo ligado novamente para o enxague. O mesmo vale na hora de lavar as mãos, fazer a barba, etc.

Ducha em vez de imersão

Um banho de piscina ou na banheira da suíte, é naturalmente algo fantástico. Mas quando o assunto é economia de água, isso deve ser evitado. Em vez disso, é preferível optar por banhos rápidos com ducha. No fim do mês a economia pode ser gritante.

Poupar na lavagem do carro

Em vez de lavar o carro manualmente, tende a ser mais vantajoso optar por um lava-rápido automático. O consumo de água tende a ser menor. Para quem prefere o modo manual, no entanto, a dica é usar um balde e uma esponja ou pano macio, recorrendo à mangueira somente para o enxague.

Reutilizar água

Com um pouco de criatividade é possível reutilizar a água usada no dia a dia. Um exemplo disso é que a água fria do banho pode ser reutilizada na hora de regar as plantas, basta cuidar para não coletar a parte com shampoo ou sabonete durante o banho, uma vez que isso poderia eventualmente denegrir as plantas.

Aproveitando a chuva

Muita gente não gosta de chuva, mas a verdade é que além de necessária, ela pode ajudar na economia doméstica. Para isso, basta utilizar baldes e reservatórios para armazenar a água da chuva, que poderá ser utilizada posteriormente para lavar a calçada, carro, ou até mesmo regar as plantas.

Usando a máquina de lavar no limite

Deixar de usar o limite máximo da máquina na hora de lavar roupa também pode trazer desperdícios. Dito isso, a última dica é usar sempre a carga máxima, reduzindo assim a frequência das lavagens.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: