Topo

Edição básica de fotos: Tudo o que precisa saber

Comente

Edição básica de fotos: Tudo o que precisa saber

Eu não passo muito tempo fazendo isso, mas SEMPRE faço um pequeno ajuste no meu telefone ou computador. Há algumas maneiras rápidas e fáceis de editar suas fotos e torná-las ótimas!

Quer esteja a utilizar um telemóvel, um ponto e disparo ou uma câmara DSLR, é sempre uma boa ideia editar as suas fotografias. Apenas alguns ajustes simples podem tirar suas fotos do mais ou menos e levá-las ao incrível!

Com a quantidade de projetos que são publicados online todos os dias, a edição básica de fotos ajudará seus projetos a se destacarem e serem notados.

Edição básica de fotos: Tudo o que precisa saber

Edição básica de fotos: X dicas a considerar

Veja também:

Existem inúmeros softwares para edição de fotos (veja esta página para saber quais são). Mas, vou dar-lhe algumas dicas que podem ajudar.

Passo 1: Comece com uma boa foto de base

Antes de começar a fotografar um projecto, certifique-se de que pensa em como o quer fotografar.

Se você tirar fotos ruins, será mais difícil resgatá-las durante a edição. Embora você sempre possa ajustar o brilho, contraste e saturação, você provavelmente não será capaz de corrigir fotos borradas, fotos extremamente escuras ou fotos tiradas com um flash brilhante.

Aqui estão as regras básicas que eu sigo para tirar fotos:

  • A luz natural e indireta do sol é sempre a melhor. Documente durante o dia perto de uma janela, se possível
  • Se você não tiver uma boa luz indireta, tente usar uma caixa de luz ou de duas a três luzes difusas
  • Tente evitar usar o flash se possível - se você tiver a opção na sua câmera use um difusor de flash
  • Se você estiver tirando fotos detalhadas e de perto, certifique-se de usar a configuração de macro na sua câmera
  • Em você está fotografando com pouca luz ou tem uma câmera mais antiga - use um tripé! As câmera mais antigas tendem a não ter nenhum tipo de recurso de estabilização, e a baixa iluminação é sempre onde a vibração da câmera mostra o pior
  • Limpe a área em que você está fotografando! Tente manter a superfície em que você está trabalhando e a parede atrás dela bem legal e clara (ou pelo menos organizada)

Passo 2: Recortando suas fotos

Recortar as suas fotografias é uma forma muito rápida de as melhorar. Você pode recortar itens perturbadores em torno do ponto focal das fotos ou usá-lo para ampliar o que quer que esteja fotografando.

Pode mesmo ser utilizado para alterar completamente a composição da fotografia!

Ao recortar, tenho tendência a restringir a imagem de uma de três formas:

  • Como um quadrado
  • Como um 6 x 5 (estes se encaixam perfeitamente nas instruções)
  • Às dimensões originais

Ao recortar, tenha em mente que você não quer fazer a foto muito pequena. Tente mantê-la com pelo menos 600px de largura.

Passo 3: Ajustar o brilho/reduzir as sombras

Aumentar a exposição/brilho é um ótimo primeiro passo para a correção. Como a maioria de nós faz coisas dentro de nós, pode ficar bem escuro.

Eu gosto de fotos que são agradáveis e brilhantes, mas não neon ou ao ponto de serem tão brilhantes que se tornam pastel.

Ao aumentar o brilho, cuidado com os blow-outs, que é o que eu chamo de pontos brancos enormes que podem aparecer se houver algo brilhante, de cor clara ou metálico em suas fotos. Não leve isso tão longe. :D

Alguns programas de edição de fotos como o iPhoto e o Afterlight têm opções para reduzir as sombras. Eu recomendo que você use isso junto com o aumento da exposição se houver uma fonte de luz direta e forte ao redor. Vai tornar a foto final mais suave para olhar.

Passo 4: Saturação

Se as suas fotos parecerem mais lavadas do que você se lembra ou se o aumento do brilho as deixar pálidas, a saturação irá corrigir isso!

Eu sempre aumentei a saturação nas minhas fotos - mesmo para fotos tiradas fora! A saturação aprofunda as cores das fotos e torna-as mais vibrantes.

Esta é outra parte do processo que você precisa ter cuidado porque é fácil enlouquecer com ela. Eu sempre tento me manter fiel às cores originais (especialmente quando fotografo algo que estou vendendo) e evitar que ele se transforme em um livro de Dr. Suess.

Passo 5: Equilíbrio Tonalidade/Cor

Às vezes as fotos podem ter uma cor estranha para eles. Isso muitas vezes se torna muito mais óbvio depois de aumentar a saturação - se você tiver um problema, você vai vê-lo!

O amarelo e o azul são os mais comuns e são causados pela iluminação interior. Se uma foto estiver parecendo amarela, aumente a quantidade de azul nas fotos e vice-versa.

O iPhoto tem uma ótima interface para fazer isso, mas é fácil em quase todos os outros editores de fotos também.

Isto pode ser complicado de corrigir completamente em editores de fotos mais básicos, mas pode ser melhorado um pouco!

Estas são somente 5 dicas que podem garantir que uma simples edição de fotos torne as suas imagens bem mais apelativas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: