Topo

Windows Phone x Android: Veja o que considerar antes de trocar um sistema pelo outro

Dicas de tecnologia, aplicativos e smartphones, você vê aqui, no Click Grátis! Windows Phone x Android: Veja o que considerar antes de trocar um sistema pelo outro
Publicidade
Comente

Você já pensou em trocar seu sistema Android por um Windows Phone? E o contrário, já cogitou? Pois bem, para quem esteve em uma dessas situações e não tomou uma decisão por não saber o que iria esperar do novo sistema, esse artigo pode ser de grande utilidade.

Nele apontamos as principais diferenças entre a plataforma mobile do Google e a da Microsoft, mostrando tudo o que você precisa saber antes de decidir trocar de um sistema pelo outro. Confira!

Tudo o que você deve considerar antes de trocar o Android pelo Windows Phone (ou vice-versa)

Android e Windows Phone

Principais mudanças com o Windows

Publicidade

A princípio a mudança mais evidente para quem muda do Android para o Windows é a impossibilidade de utilizar os populares serviços do Google, já que a gigante das buscas até agora não tem investido no desenvolvimento de soluções para o sistema mobile da Microsoft.

Diante disso, ao invés de utilizar ferramentas como o buscador do Google, o Google Maps, o Gmail, o Google Now e o Google Translate, o usuário terá à disposição opções como Bing, Here Maps, Outlook, Cortana e Bing Tradutor, que são serviços equivalentes mas ainda não tão populares quanto os do Google.

Com a migração você terá à disposição no lugar dos widgets um sistema de blocos dinâmicos que lhe ajuda a obter informações rápidas. Somado a isso, ganhará um sistema personalizável, organizado e principalmente leve, que é algo extremamente importante para quem não pretende investir um fortuna em celulares “top de linha”.

Publicidade

Outro ponto que vale mencionar é que alguns aplicativos que você usava no Android não estarão disponíveis no Windows Phone. Embora esse cenário esteja mudando rapidamente nos últimos meses, o foco de boa parte dos desenvolvedores ainda está no desenvolvimento de novidades para o Android e iOS, pelo que, pode demorar um pouco até que a versão de um novo app seja disponibilizada no Windows Phone.

Agora, conforme sugerido acima, é importante considerar que esse quadro pode mudar definitivamente em pouquíssimo tempo. Isso porque segundo informações, o Windows 10 irá encurtar o caminho para os desenvolvedores que quiserem disponibilizar seus aplicativos na Windows Phone Store.

A tendência é que com poucos ajustes o desenvolvedor consiga fazer a portabilidade de seu aplicativo do Android para o novo Windows, por exemplo. Se tudo ocorrer como o previsto, logo os usuários do sistema da Microsoft terão à disposição uma grande parte dos aplicativos disponíveis na Playstore.

Leia também:

Principais mudanças com o Android

Se você pensou que bastava inverter os pontos do tópico anterior para compreender as mudanças observadas na migração do Windows Phone para o Android, está parcialmente equivocado.

O primeiro ponto que comprova isso é que, apesar de o Google não investir muito no desenvolvimento de soluções para o Windows, a Microsoft faz questão de trabalhar com todas as plataformas.

Com isso, ao migrar para o Android o mais provável é que você não sinta falta de nenhum dos produtos e serviços que tinha á disposição no sistema antigo. Para se ter uma ideia, a Cortana, assistente outrora presente apenas no Windows Phone, foi confirmada como uma ferramenta multiplataforma.

De negativo – se é que podemos dizer assim – há o fato de o sistema não ser tão leve quanto o da Microsoft, o que praticamente obriga o usuário a investir um pouco mais em um aparelho de hardware potente para conseguir um bom desempenho. Um bom aparelho com Android, por exemplo, tende a custar de R$ 600 pra cima.

Quanto à espera por novos aplicativos, tudo é muito tranquilo na plataforma do Google. De modo geral as novidades em app chegam primeiro no iOS pelo fato de o sistema da Apple ser ainda o mais rentável para os desenvolvedores.

Apesar disso, no entanto, o prazo de espera por um novo app depois que ele é lançado na Apple Store costuma ser bem curto, já que a versão Android sai geralmente em questão de semanas.

Outra mudança que tende a ser sentida após a migração para o Android, é que com o sistema do Google o usuário passa a depender muito do fabricante (e em alguns casos até da operadora) na hora de fazer uma atualização, diferente do que acontece no Windows Phone, onde isso ocorre de maneira mais natural.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: