Topo

Dicas para pais: 5 passos importantes para não se sobrecarregar cuidando dos filhos

Comente

Com a jornada dupla que as mulheres modernas enfrentam diariamente, dividindo o tempo entre as tarefas profissionais e os afazeres como dona de casa, é sempre muito difícil não se sobrecarregar, especialmente quando ainda há uma criança pequena em casa.

A boa notícia, contudo, é que com um pouco de esforço e organização é possível tirar de letra essa situação e até conseguir algum tempo extra ao lado da família. Para ilustrar isso apresentamos a seguir algumas dicas importantes nesse sentido. Veja!

Dicas para pais que vivem muito ocupados

Dicas para pais que vivem muito ocupados

Criar uma rotina

As crianças precisam ter horários pré-determinados para quase tudo, ou seja, momento específico para acordar, almoçar, estudar, brincar e ir pra cama.

A hora de fazer tudo isso precisa ser sagrada, pois além de os pequenos aprenderem um pouco mais sobre organização, isso dá espaço para os pais programarem outras coisas no tempo que resta.

A dica então é escolher um horário em que todos da família possam acordar para tomar café juntos e se organizar sem correria, com isso será mais fácil calcular o horário certo da criança dormir e as demais atividades. Na hora de planejar é bom lembrar de fazer um cronograma semanal a ser seguido.

Não aceitar agenda lotada

Para não se estressar com diferentes horários para gerenciar, o melhor é não sobrecarregar as crianças. A dica é escolher junto com o pequeno apenas uma ou duas atividades para cada um praticar na semana, o excesso de compromisso além de complicar a vida das crianças, também pode comprometer a rotina dos pais e da família em si.

Criar uma rede colaborativa

É possível encontrar outros pais que enfrentam a mesma falta de tempo que você, por isso, é bom identificar quem são estes e tentar uma aproximação para criar uma rede de colaboração mútua. Ter contatos confiáveis pode ajudar até mesmo em casos de emergência em que não há com quem deixar os pequenos.

Quando há uma rede de amigos confiáveis, por exemplo, é possível também combinar com essas pessoas um revezamento para buscar as crianças na escola e até organizar atividades extracurriculares para que os pequenos possam fazer amizades e expandir o ciclo de relacionamento também.

Leia também:

Delegar tarefas

Ninguém é a mulher maravilha para querer fazer tudo sozinha. A dica é dividir as tarefas com o parceiro, com a babá e até mesmo com os próprios filhos.

Nesse caso é permitido pedir ajuda na hora de arrumar a casa, levar o cachorro pra passear, manter as roupas organizadas, etc. Tudo isso além de aliviar um pouco a agenda de afazeres, mostra à família a importância do trabalho em equipe.

Reservar um tempo para si mesmo

Pelo menos uma vez por semana é bom reservar um tempo para fazer o que mais gosta, seja ler um livro, ver um filme em família ou sair pra jantar com o cônjuge. Esse tempo é importante para lembrar que por trás da pessoa trabalhadora, pai (ou mãe) de família, há um ser humano digno de lazer e bons momentos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: