Topo

Cuidados com o recém-nascido: veja dicas para lidar com o bebê em seus primeiros meses

Comente

Os primeiros dias a sós com um bebê recém-nascido dentro de casa podem deixar os pais de primeira viagem completamente perdidos, sem a mínima noção do que fazer.

Isso geralmente acontece porque leva certo tempo para que os pais consigam aprender a identificar o motivo do choro do bebê, entre outros detalhes necessários no trato com o mais novo membro da família.

Diante disso, portanto, decidimos apresentar a seguir algumas dicas pontuais que podem ajudar aqueles que estão com bebês a caminho e ainda não sabem ao certo como lidar com determinadas situações. Confira!

Dicas de cuidados com recém-nascidos

Dicas de cuidados com recém-nascidos

Bons sonos

Nos primeiros dias de vida da criança, recomenda-se que os pais a enrolem em uma manta como se fosse um embrulho, dessa forma ele se sentirá mais seguro e acolhido, pois terá a mesma sensação do ambiente uterino onde seus movimentos eram limitados.

Essa também é uma ótima forma de acalmar o bebê quando ele está chorando sem motivo aparente. Com o passar dos dias é só deixar a criança mais livre para ela começar explorar por si só o seu novo mundo.

Banho de sol

É muito importante que os recém-nascidos sejam expostos ao sol pela manhã por volta das 9h30 ou 10 h e à tarde, a partir das 16 h.

Vale lembrar que pernas, braços, pescoço e face devem ser expostos por no mínimo dez minutos e no máximo vinte, essa exposição direta ao sol é importante para a produção da vitamina D, por isso não se pode colocar o bebê pra tomar sol dentro do quatro com a janela fechada, pois ela filtra os raios solares benéficos.

Cuidados com umbigo

É importante que os pais tenham em mente que o umbigo não é um problema e nem um machucado da criança.

Vale dizer ainda que embora exista uma crença popular que diz que os pais devem enfaixar o umbigo do bebê junto a uma moeda limpa para que ele não fique estufado, especialistas recomendam um cuidado bem mais objetivo, que consiste em limpar a área com álcool 70% toda vez que a fralda for trocada.

Eles afirmam que o coto umbilical vai cair normalmente entre os primeiros sete a dez dias de vida do bebê, cabendo aos pais dar sequência na higienização por pelo menos mais uma semana.

Leia também:

Arroto pós-mamada

Depois que o bebê termina de mamar, é importante que os pais o coloque no colo na posição vertical com a cabeça próximo a um de seus ombros e dê algumas batidinhas de leve nas costas para que o bebê arrote, isso serve para a criança jogar pra fora o ar que engoliu na amamentação.

Agora, se depois de algumas tentativas o bebê não arrotar, é sinal de que ele não engoliu ar. Vale dizer que mesmo se a criança adormecer mamando, os pais precisam colocá-la para arrotar, pois o ar vai sair ainda assim.

Posição correta para dormir

Segundo especialistas, a posição correta para deitar o bebê é de barriga para cima, com a cabeça sempre descoberta. Também é importante deixar os pés da criança encostado ao fim do berço, o objetivo é minimizar as chances dela escorregar para baixo da coberta, o que poderia resultar em sufocamento.

Amamentação

Na hora que for amamentar o bebê o mais importante é que mãe e filho estejam confortáveis. Segundo especialistas a crença de que recém-nascido não pode se sentar para mamar é mito, por isso se mãe e o bebê se sentem confortáveis com a posição não há nenhum problema.

Banho

O banho do recém-nascido deve ser sempre com água limpa e morna e o uso de sabonete só será se o bebê tiver evacuado ou o dia estiver muito quente. Baldes tipo ofurô ajudam a manter a água em temperatura ideal por um tempo maior.

Soluço

O soluço não deve causar preocupação nos pais, o sistema respiratório do bebê ainda está se acostumando com o mundo fora do útero e isso pode causar alguns soluços. Quando o soluço aparecer então, é só verificar se a criança não está com frio, e depois oferecer o peito para tentar afastar o problema.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: