Topo

Conselhos na hora de fazer avaliações em lojas online

Comente

Por toda a sua conveniência, a maior falha das compras on-line ainda é a incapacidade de ver ou testar os produtos na mão antes de os comprar. Então, para sabermos o que estamos recebendo, consultamos os comentários de outros usuários, algo que qualquer comprador da Amazon, por exemplo, está bem familiarizado.

É sempre bom verificar as classificações dos produtos, mas vale a pena levar sua avaliação um passo adiante. As resenhas no site às vezes são enganosas e devem ser escrutinadas para garantir que sejam honestas. Seja por causa de um erro do usuário ou uma falha no final da loja, ou por causa de fraudes e disseminação intencional de informações incorretas, os comentários não devem ser considerados pelo valor de face.

Conselhos na hora de fazer avaliações em lojas online

Más avaliações

Normalmente, no caso de uma avaliação mal colocada, é um acidente. Por exemplo, uma mudança recente nos dados de um leitor Blu-ray no back-end da loja (Amazon, eBay etc.) resultou em uma série de resenhas de produtos não relacionados exibidos para o leitor Blu-ray por um curto período, o que alterou sua classificação até que o erro fosse corrigido. Da mesma forma, não é incomum um usuário deixar acidentalmente um comentário para o produto errado.

Veja também:

Existem, é claro, motivos mais suspeitos para que revisões não relacionadas apareçam nos produtos errados, como tentar inflar (ou esvaziar) artificialmente um produto ou dissuadir os compradores de um concorrente. E mesmo que a resenha seja para a listagem correta, não há falta de motivos pelos quais ela pode ser falsa ou enganosa, seja como parte de uma raquete de revisão por pagamento; Campanhas de "revisão" para alterar a classificação de um produto; anúncios mascarados como comentários; ou aquelas curiosas avaliações positivas com uma classificação de uma estrela, porque o revisor deseja enviar uma mensagem sobre o frete que está demorando demais ou algum outro aspeto da transação que não se aplica ao próprio produto. Seja qual for o caso, estes são fáceis de identificar e lidar.

Leia as resenhas

Geralmente é fácil identificar uma resenha falsa com base no que ela diz. Se um revisor parece ter uma experiência totalmente diferente daquelas refletidas em outras análises, fazendo afirmações extremamente positivas ou negativas, provavelmente é indigno de confiança. O mesmo acontece quando uma revisão gasta um pouco demais de tempo recomendando uma alternativa obscura, mas não oferece uma comparação ou comentário justo sobre o produto para o qual a resenha é feita.

Se há uma abundância de comentários de uma estrela ou de cinco estrelas, mas o texto é pouco mais do que uma frase (ou mesmo apenas uma ou duas palavras), isso também é um sinal revelador de falsificações.

Procure por "compra confirmada": em algumas lojas as avaliações dos usuários que realmente compraram o produto terão um selo de "compra confirmada" (ou algo semelhante) ao lado do nome dele. Há uma boa chance de que essas avaliações sejam legítimas.

Leia as questões e respostas do produto: geralmente, elas respondem a perguntas comuns e as respostas dos usuários que compraram o produto novamente terão a tag "compra confirmada".

Leia as resenhas que não são da loja: A busca por resenhas externas, especialmente de revisores / críticos / sites profissionais nos quais você confia, é sempre inteligente. Ele pode ajudar você a estabelecer uma ideia básica de como o produto está revendo em outro local e a ajudar a avaliar as resenhas de usuários em outros lugares. No entanto, só porque um revisor e um usuário chegam a conclusões diferentes, não significa que estejam mentindo. As resenhas são inerentemente contextuais e subjetivas, por isso, não discuta uma opinião simplesmente porque isso vai contra o consenso mais amplo




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: