Topo

Lago do Himalaia com esqueletos? Confira a verdade por trás deste mistério

Saiba um pouco mais sobre o misterioso lago dos esqueletos do Himalaia.
Publicidade
Comente

Durante a década de 40, um britânico estava andando pelo Himalaia, no norte da Índia, e se deparou com uma situação muito sinistra, um lago glacial cheio de ossos humanos. Este é um local que se encontra em um vale a mais de 5 mil metros de altitude, é conhecido como Lago Roopkund, apesar disto, desde a sua descoberta, o mistério de como tantos esqueletos pararam lá acabam intrigando os cientistas.

Lago do Himalaia com esqueletos? Confira a verdade por trás deste mistério

O mistério do Himalaia

Muitas teorias foram propostas ao passar dos anos dando conta da origem destes ossos, bem como de quem eles poderiam pertencer, como por exemplo a antigos peregrinos pegos de surpresa por uma terrível tempestade de granizo em sua passagem pelo vale e que acabaram perecendo no local. Há ainda uma hipótese onde os esqueletos seriam vítimas de algum ritual que envolvia sacrifícios humanos ou um suicídio coletivo, uma avalanche ou até mesmo que ossos seriam de soldados japoneses da Segunda Guerra Mundial.

O que os testes de carbono mostram

Alguns testes de carbono intrigam ainda mais com seus resultados, já que foram realizados testes em 38 esqueletos, e mostram que pertencem a três grupos distintos de indivíduos, 23 deles de homens e mulheres de descendência sul asiática, 14 da região do mediterrâneo, possivelmente Grécia, e um do sudeste asiático.

Este local seria o Vale da Morte?

Publicidade

Sobre a forma que os esqueletos pararam no lago, testes feitos em ossos diferentes indicam a presença e pessoas de uma mesma família ou tribo, além de um grupo distinto formado por pessoas de menor estatura. Os esqueletos eram do século 9 e mostravam ferimentos nos crânios, descobertas que apontam a teoria de tempestade de granizo, associada a uma deusa da montanha que teria punido o grupo de peregrinos com uma violenta chuva de gelo por desrespeitarem seu solo sagrado.

Os estudos apontam uma teoria da tempestade para explicar a presença de uma parte dos esqueletos, a de origem sul asiática. A alternativa porém não está aplicada a todos os ossos encontrados no lago, cientistas acabam por vasculhar arquivos e documentos antigos na busca de registros de grupos de estrangeiros que podem ter passado pelo vale da morte e perecido durante sua viagem, ou será que os corpos chegaram lá por conta de derretimento de geleiras mais altas? A pergunta que fica é de onde eles são? E o enigma dos mortos ainda continua.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: