Topo

6 erros de decoração e reforma que vão fazer sua casa ficar menor

Comente

Ganhar espaço dentro de ambientes nem sempre está relacionado ao tamanho do imóvel em si. É claro que o tamanho real do ambiente faz toda a diferença, mas é possível ter uma casa grande que parece pequena, especialmente quando não existe um bom planejamento em relação a distribuição dos ambientes e a decoração como um todo. Mas o contrário também é verdadeiro. E como o tamanho do espaço reflete diretamente no preço final do imóvel, saber transformar algo pequeno em algo grande pode acabar fazendo toda a diferença. 

Mas a palavra-chave em qualquer projeto de reforma e decoração é planejamento. E isso significa saber exatamente o que vai ser feito antes que as pessoas e as equipes coloquem a mão na massa. Um bom planejamento não apenas vai garantir que o resultado final realmente fique muito próximo do que as pessoas querem como também poderão ter uma ideia mais precisa de quanto dinheiro será gasto, já que este tipo de projeto sempre tende a custar mais caro do que as pessoas pensam. 

Para quem deseja ter uma casa ou um apartamento maior, mesmo que tenha um tamanho real menor, é preciso ter alguns cuidados para não cometer determinados erros. Confira alguns deles:

Não levar em consideração a iluminação

Para qualquer tipo de ambiente, seja aqueles que desejam ter um quarto gamer pequeno ou uma sala rústica moderna, é fundamental que o planejamento comece a ser pensado com a iluminação do espaço. Uma das regras mais importantes é nunca desperdiçar a luz natural, já que ela consegue criar um ambiente muito maior do que aqueles que não são bem iluminados. 

Veja também:

Para isso, o planejamento de móveis e paredes deve sempre ser feito pensando na forma como a luz natural entra naquele espaço, tentando deixar o ambiente mais libre e aberto possível. Além disso, existem elementos que ajudam nesta entrada de luz, como a opção de cortinas e tecidos mais leves e translúcidos. Os elementos arquitetônicos também devem ser aqueles que permitem uma maior entrada de luz. 

Optar por cores escuras

As cores escuras podem ser importantes dentro de uma decoração moderna, mas as pessoas devem tomar muito cuidado com elas. Antes de mais nada, é muito importante que elas sejam pontuais, ou seja, colocadas em uma parede do ambiente. Mas elas nunca devem se tornar preponderantes, pois isso vai tornar o ambiente muito menor do que ele realmente é. 

As cores são muito importantes em um projeto de interiores. É claro que os gostos pessoais são importantes nessas escolhas, mas as cores possuem um impacto direto nas emoções e na forma como as pessoas se sentem como um todo, incluindo essa sensação de estar em um espaço muito pequeno. 

Não pensar na distribuição dos ambientes

Na hora de pensar em como os ambientes serão definidos e divididos dentro da casa ou do apartamento, é muito importante levar em consideração as necessidades e também as características da família que vai morar ali. Os espaços onde terão mais circulação das pessoas devem ter este espaço livre, ao mesmo tempo que o acesso aos demais ambientes devem ser facilitados. Além disso, é muito importante pensar na forma como os móveis serão colocados, justamente para que as pessoas consigam se movimentar de uma forma mais livre.

Comprar móveis muito grandes

O ideal para os espaços pequenos é que as pessoas consigam pensar em um projeto de móveis planejados. Nestes casos, as empresas medem os espaços disponíveis e conseguem criar os móveis que vão ocupar todos os cantos de uma forma muito mais efetiva. Pode parecer pouco, mas cada cantinho que não é ocupado acaba tendo um impacto muito importante na sensação e espaço. 

Mas, caso não seja possível criar um projeto planejado, que costuma ser mais caro, é muito importante ter a real dimensão do espaço disponível na hora de entrar na loja de móveis. É muito importante não investir em peças muito grandes, que vão ocupar todo o espaço de uma forma muito definitiva, como os sofás que ocupam todo o espaço livre da sala. 

Escolher pisos que não combinem

Os pisos nem sempre são vistos como uma prioridade dentro de um projeto de construção, reforma ou decoração de ambiente. Mas realmente é muito importante, uma vez que ele possui um impacto enorme no visual como um todo. Por isso, é muito importante que o piso combine com a decoração, de preferência com tons mais claros. 

Se for possível, as pessoas devem dar uma prioridade para aqueles pisos que não possuem emendas. Nesta categoria estão o porcelanato líquido ou o cimento queimado, ou então aqueles pisos que possuem peças maiores, como os cerâmicos ou laminados. 

Não manter os ambientes organizados

6 erros de decoração e reforma que vão fazer sua casa ficar menor

Essa é uma dica que vale para o momento posterior ao da reforma ou do projeto: é muito importante que os espaços sejam mantidos de uma forma organizada. Nada pior para um local pequeno do que ter uma grande bagunça, o que reduz consideravelmente a sensação de bem estar e o próprio espaço útil. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: