Topo

5 características que são hereditárias e você nem imagina

Comente

O DNA é algo lindo de ser estudado, é através dele que herdamos certas características físicas de nossos pais, como cabelos, cor da pele, olhos e até mesmo algumas doenças.

Mas o que muitos não sabem, é que algumas preferências e até talentos também podem ser herdadas através do DNA, embora muitos acreditem ter desenvolvido com o tempo. Conheça a seguir algumas características que você possui e que podem ter sido herdadas de seus pais e avós.

Características hereditárias

O amor pela estrada

Sim, o amor ou repulsa por viajar pode ter sido herdado de seus pais. Isso ocorre devido a uma variação de um gene receptor de dopamina. Existe uma certa variação, DRD4-7R que é associada à curiosidade desenvolvida pelo individuo, que também é relacionada à inquietação.

Veja também:

De acordo com estudos, pessoas que possuem essa variação, têm mais vontade de conhecer o mundo e viver novas aventuras. Acredita-se que 20% da população mundial possui essa variação.

Ser popular

Sim, até mesmo a popularidade de alguém pode ser uma característica herdada através do DNA. De acordo com geneticistas, existem certos genes que determinam como será sua personalidade e comportamento. Em homens a popularidade tem relação direta com a serotonina, quando os níveis são mais elevados, a pessoa passa a ser mais impulsiva e não tem receio do convívio social.

Forma de dirigir

5 características que são hereditárias e você nem imagina

De acordo com estudos realizados por neurocientistas da Universidade da Califórnia, existem características genéticas que fazem com que um indivíduo seja um mau motorista. Isso acontece quando um indivíduo desenvolve menor atividade do fator neurotrófico derivado do cérebro, BDNF, sendo uma proteína cerebral que atua durante a execução de uma atividade.

O estudo foi realizado com 29 voluntários que dirigiram em uma rota complicada e com muitas curvas, nesse grupo 7 pessoas possuíam a variação genética, tendo o desempenho 20% pior do que o restante do grupo, possuindo dificuldade em prestar atenção e manter informações.

Talentos musicais

Talento musical é uma característica hereditária mais comum. Um estudo revelou que 40 a 70% da habilidade para aprender um novo instrumento pode estar ligado à genética. O que mostra que dificilmente existirá uma família que tenha apenas um músico como membro.

Vício em café

Existem pessoas que passam mal quando não conseguem beber uma xícara de café pela manhã e outras que podem passar dias sem beber um gole sequer sem que isso não afete em absolutamente nada a sua vida. Isso também pode ser uma característica relacionada à genética.

De acordo com estudos realizados na Holanda e na Itália em 2016, a relação do gene PDSS2 com o consumo de café, e o resultado mostrou que ele é o responsável por determinar a quantidade de café que um indivíduo ingere.

Todos nós possuímos esse gene, porém, em algumas pessoas ele pode ser mais ativo, tornando menos propenso ao consumo elevado de café. Os estudiosos acreditam que isso acontece devido ao fato do PDSS2 regular a produção de proteínas responsável por metabolizar a cafeína.

E então, tem alguma dessas características hereditárias? Tem alguma outra sugestão de pauta? Fique à vontade para deixar sua opinião nos comentários.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: