Topo

7 curiosidades que você não conhecia a respeito das múmias

1.86 / 5 - 7
Comente

A mumificação era uma técnica usada pelos egípcios, pois eles acreditavam que o espírito do falecido poderia voltar ao corpo para continuar sua missão na terra, por isso mantinham a conservação do corpo após a morte.

Mas essa não é a única curiosidade que existe sobre o assunto. Por isso mesmo, sabendo que muita gente nutre uma paixão por múmias e adoraria saber mais sobre elas, mostramos a seguir algumas das curiosidades mais bizarras e inusitadas a respeito delas. Se você é um dos que buscam informações sobre as múmias, portanto, é hora de aprender um pouco mais sobre elas.

Fatos curiosos que você não conhecia sobre as múmias

7 curiosidades que você não conhecia a respeito das múmias

Nem todos egípcios foram mumificados

O processo de mumificação era muito caro, e obviamente nem todos tinham condições de pagar. A mumificação incluía a limpeza do corpo e retirada de seus órgãos, mas a versão mais barata não passava por esse procedimento e muitos acreditavam que não era algo eficaz e que o falecido poderia voltar para assombrar a família.

Boca aberta

Veja também:

A mumificação também incluía um ritual estranho, que era o de abrir a boca do falecido. Todos deixavam as bocas dos cadáveres abertas para que simulasse a respiração, além do mais, os parentes e amigos que iam visitá-las no túmulo, ainda levavam comida e bebida para os mesmos.

Exposição de múmias

Boa parte da cultura egípcia acredita na vida após a morte. Os britânicos, durante a era vitoriana, desembrulharam múmias em palco e ambiente escolar, a fim de falar sobre o egípcio antigo.

Múmia na fabricação de tinta

Após expor e desembrulhar as múmias, seus compradores as vendiam para fabricantes que por sua vez usava os restos das múmias e as destruíam a fim de fabricar uma tinta chamada Mummy brown.

Medicamentos de múmias

Sim, muitas pessoas realmente são apaixonados por múmias, mas outras já preferem usar os “benefícios” da mumificação. Ainda no início do século 17, por exemplo, as múmias foram usadas na fabricação de remédios para dor de cabeça diária e até mesmo hemorragias internas. Nessa época o crânio era a parte mais importante, pois eram usados os musgos que por vezes cresciam no crânio a fim de curar outras doenças.

Acidente

Infelizmente nem todas pessoas que faleciam e iam passar pelo processo de mumificação tinham os órgãos retirados e mumificados de forma profissional. Em alguns casos, por exemplos, cadáveres acabavam se tornando múmias por acaso.

Existem relatos de corpos encontrados pela Europa, conhecidos como os corpos de pântano, que são resultados naturais da mumificação acidental, ou seja, de pessoas que morreram no meio de pântano ou lugares mais úmidos.

Monges

Obviamente, para muita gente mumificação é algo que uma pessoa faz após a morte. Porém, de acordo com estudos, um pequeno grupo de monges de Shingon no Japão, passou a se mumificar ainda durante a vida. De acordo com boatos, a ideia era passar por um estado de meditação profunda e eterna.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: