Topo

Veja dicas para proteger a sua saúde no clima seco

Comente

Com a chegada do clima seco, a tendência é que o risco de um eventual problema respiratório acabe aumentando, mas, isso está longe de ser a única complicação a qual se está sujeito nessa época do ano.

Como consequência de uma excessiva sequidão do clima, por exemplo, o surgimento de problemas como dores de cabeça, irritação no nariz, olhos, pele e garganta também se torna bem mais possível.

Felizmente, porém, alguns cuidados simples podem garantir uma segurança a mais e amenizar os riscos de complicações em relação à saúde da pele e do corpo como um todo.

Veja como lidar com o clima seco e minimizar os riscos

Dias quentes e clima seco - hidratação

Hidratação é regra

Com a baixa umidade do ar, o cuidado básico que todos devem seguir, e em especial crianças e idosos é o de se hidratar com bastante água mineral.

A hidratação do corpo também pode ser feita com suco de frutas naturais, frutas suculentas, verduras e água de coco. Além disso, principalmente no clima seco é recomendável evitar o consumo de fast-foods.

Limpeza é importante

Quanto mais seco o clima está, mais ácaros e fungos tendem a surgir em casa, por essa razão o clima seco pode desencadear as doenças respiratórias.

Nesse cenário é muito importante, principalmente em dias secos, manter a higiene doméstica sempre em ordem. Passar pano úmido no chão e nos moveis está entre as atividades que ajudam a afastar as ameaças contra a saúde.

Leia também:

Aumentando o frescor do sono

A dica dos profissionais da saúde para ter uma noite de sono tranquila e fresquinha é deixar o lugar de dormir bem arejado e umedecido. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, umidificadores de ar e até mesmo reservatórios de água.

Cuidando dos olhos

Para evitar olhos secos e irritação, a dica é usar soro fisiológico para lavar os olhos, já o colírio só deve ser usado com prescrição de um especialista.

A pele merece atenção

Outra dica para garantir a saúde e a beleza da pele nos dias secos é usar cremes hidratantes. Para ficar com uma pele bonita e saudável é importante não esquecer também do filtro solar, evitando ainda os banhos quentes e demorados, o uso de bucha, e de sabonete em barra, que são os mais agressivos á pele.

Esporte ideal no momento certo

A prática de esporte também merece uma atenção especial em tempos secos. Nesse tipo de clima o corpo se cansa com maior facilidade e a garganta passa a arranhar, enquanto os olhos ficam irritados.

Diante disso, recomenda-se que os exercícios físicos sejam realizados nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou no período da noite, que é quando o clima seco já não incomoda tanto.

A natação e a hidroginástica, bem como os demais esportes feitos na água são excelentes alternativas para os momentos de clima seco.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: