Topo

Parques urbanos no Brasil e no mundo que com certeza merecem uma visita

Comente

Se você gosta de apreciar elementos natureza em meio a um contexto urbano (e quem não gosta?), é possível que os parques localizados em algumas das principais cidades do Brasil e do mundo estejam entre os seus possíveis interesses turísticos, certo?

Partindo dessa premissa, portanto, decidimos listar a seguir alguns desses icônicos pontos espalhados pelo planeta que com certeza valem uma visita. Confira!

Veja alguns dos mais belos parques urbanos ao redor do mundo

Parques urbanos brasileiros

Parque Ibirapuera (São Paulo, Brasil)

Parque Ibirapuera em São Paulo

Quem mora na região sudeste do Brasil, não precisa ir muito longe para ver um dos belos parques que existem no mundo. O parque do Ibirapuera, em São Paulo, não só é um dos símbolos da capital paulista, como também um dos mais icônicos do país.

O lugar possui projetos paisagísticos inspirados em áreas verdes da Europa e Estados Unidos, e desde a década de 50 passou a receber jardins de Burle Marx e prédios de Oscar Niemeyer, como, por exemplo, o Auditório Ibirapuera.

Parque Farroupilha (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

Parque Farroupilha em Porto Alegre

Em POA (apelido de Porto Alegre, Rio Grande do Sul), os turistas têm a possibilidade de conhecer o Parque da Redenção, oficialmente batizado como Parque Farroupilha. Trata-se do reduto verde mais belo de Porto Alegre e não por acaso.

O lugar possui 40 hectares e dá aos visitantes uma série de opções no que diz respeito a atrativos. A lista inclui, por exemplo, os pedalinhos em forma de cisne para quem quer percorrer o lago, chafarizes, espelho d’água que reflete as cores das árvores e o emblemático orquidário que embeleza a vista.

Bosque Alemão (Curitiba, Paraná)

Bosque Alemão em Curitiba

Ainda no sul do país, com uma área de 38.000 m², o parque conhecido como Bosque Alemão é uma espécie de homenagem à cultura dos imigrantes que chegaram no Paraná na década de 30.

Entre os destaques do lugar estão a Casa Encantada e a trilha de João e Maria, que embrenha-se na mata e faz referência aos conto de fadas dos Irmãos Grimm. Além disso há ainda o belo mirante na Torre dos Filósofos e a réplica de uma antiga igreja presbiteriana que abriga uma confeitaria, dentre outros.

Leia também:

Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Parque Municipal Américo Renné Giannetti em Belo Horizonte

Para quem vai visitar a famosa Feira de Artes da Afonso Pena, em Belo Horizonte, a visita ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti é simplesmente indispensável.

Trata-se de uma área de árvores centenárias localizada em um cenário repleto de avenidas de grande e intenso tráfego. Entre os atrativos estão lagos, coreto, jardins de rosas, quadras de esportes e até um interessante, porém, pequeno parque de diversões.

Parques urbanos internacionais

Central Park (Nova York, EUA)

Central Park em Nova York

Esse é provavelmente o parque mais famoso ao redor do mundo e também o mais amado pelos nova-iorquinos. Devido a todo esse status, ele deixa de ser um mero parque para ser um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.

Por lá o turista praticamente esquece que está em Nova York – que sabidamente está entre as mais badaladas cidades americanas – e tem a nítida sensação de estar visitando um universo paralelo, pontuado por uma beleza ímpar.

Ao todo são 3,4 quilômetros quadrados de área e não menos que 60 atrações, uma para cada tipo de gosto. Entre os destaques estão o carrossel, que data de1871 (e que ainda preserva sua música original e seus cavalos coloridos à mão), o ringue de patinação que vira parque de diversão no verão e um belíssimo terraço usado para sessões de fotos de moda.

Hyde Park (Londres, Inglaterra)

Hyde Park em Londres

E se os Estados Unidos o Central Park, a Inglaterra tem o seu Hyde Park, que além de grande é extremamente belo. Ele é composto por uma área verde de 142 hectares e possui nada menos que 4.000 árvores, isso sem contar com os seus amplos lagos e espaços para caminhadas e ciclismo. Esse é sem dúvida um dos pontos que valem a visita em Londres.

Jardim de Luxemburgo (Paris, França)

Jardim de Luxemburgo em Paris

Inicialmente particular, e atualmente disponível para o público, o Jardim de Luxemburgo é um dos mais famosos não só da França, como de toda a Europa. Ele foi criado no século XVI e é hoje o queridinho de quem mora ou visita a emblemática Paris.

Entre os atrativos estão as belas esculturas – incluindo de alguns grandes personagens da mitologia grega – as estátuas de Baudelaire, Chopin, Flaubert e Beethoven, e até mesmo uma cópia da estátua de liberdade feita de bronze e em proporção menor que a original. Simplesmente um luxo cultural em meio à agitação da capital francesa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: