Topo

Veja como a massagem pode ajudar no tratamento de alguns problemas de saúde

5.00 / 5 - 1
Comente

Não há quem resista uma boa massagem, não é verdade? Seja ela leve ou mesmo com um pouco mais de pressão, o fato é que elas possuem o poder de relaxar os músculos e deixar o corpo com uma leveza incrível.

Mas engana-se quem pensa que os benefícios da massagem são apenas aqueles sentidos de imediato. Segundo especialistas, quando realizada por profissionais qualificados que respeitam as condições do paciente, a massagem pode ajudar até mesmo a tratar de problemas relacionados à saúde. A seguir você confere alguns exemplos.

Veja como a massagem pode ajudar a melhorar a sua saúde

Circulação

Circulação

Durante a massagem, diversas partes da pele e do corpo são movimentadas e isso proporciona vários benefícios, principalmente para a circulação sanguínea. De modo geral a circulação é beneficiada graças à vasodilatação, que melhora o aporte do sangue.

Inchaço

Inchaço

De maneira indireta, a melhora na circulação sanguínea acaba contribuindo com o tratamento de outro problema: o do inchaço. Então, de acordo com especialistas uma das massagens que ajudam ativar a circulação é a que comprime a região massageada e vai direcionando os movimentos da extremidade para o centro do corpo.

Leia também:

Tensão

Tensão

Para que a massagem seja usada como tratamento auxiliar no caso das tensões é importante identificar a causa do problema. Isso porque a tensão pode se apresentar de maneiras distintas, sendo de um jeito quando causada por estresse e de outro quando surge como uma condição meramente muscular.

A tensão muscular responde melhor com massagens profundas com maior pressão e energia, já a tensão por estresse é melhor combatida por meio de uma massagem relaxante. O especialista saberá identificar a necessidade do paciente e proceder com o método mais indicado.

Estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade

De acordo com um estudo publicado pelo jornal “Depression and Anxiety”, após a realização de uma serie de dez sessões de massagens em três meses, os paciente analisados apresentaram apenas metade dos sintomas de ansiedade que tinham antes.

E os benefícios não podem ser observados apenas em adultos. Um estudo realizado pelas universidades americanas de Louisville e Utah mostrou que massagens terapêuticas em bebês prematuros também podem reduzir o estresse causado pelos cuidados na unidade de terapia intensiva.

Dores nas costas

Dores nas costas

É importante deixar claro, que pessoas com dores nas costas jamais devem procurar tratamento com massagens antes de saber a causa do problema, afinal, isso poderia resultar em um agravamento do quadro clínico.

Dito isso, é importante então recorrer a um médico para que ele possa avaliar o problema e dizer se as massagens podem funcionar como complemento no caso.

Depressão

Depressão

Para que a massagem seja eficaz no tratamento de depressão é necessário que o paciente esteja relaxado durante o procedimento.

De acordo com estudos é possível obter resultados tanto com massagens relaxantes, quanto com aquelas em que há aplicação de maior pressão. Em todo caso, é o médico quem deve aconselhar sobre o procedimento ideal.

Insônia

Insônia

Pessoas que sofrem com insônia devem se submeter a massagens suaves e relaxantes, como por exemplo, as que são feitas com movimentos deslizantes e suaves utilizando óleos aromáticos que proporcionam sensação de relaxamento e conforto.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: