Topo

Universo feminino: Fatos que você precisa saber sobre o absorvente - Veja

Comente

Com tantas opções de absorventes nas prateleiras dos supermercados e farmácias, por vezes as mulheres, principalmente no início da puberdade, encontram dificuldades na hora de escolher o tipo ideal para si.

E embora a maioria das dúvidas sejam relativamente simples de serem sanadas, para quem ainda não teve orientação adequada o tema pode ser uma verdadeira incógnita. Portanto, para ajudar quem busca informações a respeito do assunto, esclarecemos alguns dos fatos mais importantes sobre o mesmo. Veja!

Universo feminino: Fatos que você precisa saber sobre o absorvente – Veja

o-que-precisa-saber-sobre-absorvente

É arriscado ficar muito tempo com o absorvente na correria diária?

O correto é trocar o absorvente a cada quatro horas, ou mesmo antes, se o volume do fluxo for intenso. O sangue menstrual é um ótimo veiculo para a proliferação de bactérias, e pode provocar até mesmo uma infecção vaginal.

Já existem absorventes ecológicos?

Sim. Nos Estado Unidos já existem opções capazes de substituir os tampões. Estamos falando aqui dos DivaCup, que possuem a forma de uma taça pequena sem o pé. O uso do ítem se dá de forma similar à do absorvente interno. Já no Brasil, existe o absorvente de flanela de algodão, que é reutilizável e deve ser lavado após o uso.

O tampão interno é prático! Como saber o tamanho certo?

A dica é escolher o que melhor se adapta à quantidade do fluxo sanguíneo, e não o que parece ser o ideal para o peso e altura. Usar um absorvente com uma absorção maior que a necessário pode causar ressecamento da vagina e até ferimentos no momento da retirada.

Na dúvida, é preferível o modelo pequeno, desde que lembre de trocar sempre que necessário ou no máximo a cada quatro horas.

Leia também:

Sabe quando o tampão está no local adequado? Veja como checar!

Você terá certeza que o absorvente está no local correto quando você não sentí-lo mais, ou seja, quando não perceber que o está utilizando.

É seguro transar com absorvente dentro da vagina?

Isso não é aconselhável. A penetração do pênis pode acabar empurrando o tampão mais para o fundo, o que pode resultar em ferimentos internos no órgão genital. Diante disso, quem deseja fazer sexo mesmo menstruada, deve remover o absorvente.

O que fazer se o barbante do tampão sumir?

Não precisa se desesperar. O primeiro passo é lavar bem as mãos e ficar de cócoras. Depois disso, é preciso lubrificar o polegar com o indicador e então introduzi-los na vagina em forma de pinça, isso ajudará encontrar o barbante no interior do órgão. Se não der certo, o melhor a fazer é procurar um médico.

A cobertura do absorvente é segura para a saúde?

Existem dois tipos de cobertura para absorvente externo. Em uma há um toque macio com extrato de algodão, equanto a outra é de polietileno com textura de plástico. E de acordo com Alexander Froio, gerente de assuntos regulatórios da Procter & Gamble, nenhuma amostra desses produtos mostrou indícios de alergia ou sensibilização nos testes.

Quem sofre com candidíase que vai e volta pode usar tampão?

Mulheres alérgicas são mais vulneráveis a infecções vaginais por fungos, portanto, o uso de absorventes internos e perfumados é contraindicado.

Quando é melhor lançar mão do absorvente externo?

O absorvente externo é indicado para mulheres que possuem alguma infecção na pele próxima à da região genital, pois ele evita que impurezas ou bactérias sejam transportadas para dentro do órgão genital.

Antes e depois trocar o absorvente é necessário lavar as mãos, evitando assim também a contaminação por estafilococos e bactérias que sobrevivam facilmente na mucosa podendo se multiplicar.

Se na hora de dormir o fluxo menstrual for mais intenso, o ideal é usar absorventes noturnos, que são mais compridos e retêm uma quantidade maior de sangue. O uso de absorvente com abas é bom para quem deseja evitar vazamentos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: