Topo

Bater bife com martelo torna a carne mais macia? Veja os mitos e verdades sobre culinária

4.00 / 5 - 2
Comente

Quem gosta de se aventurar no mundo da culinária, acaba se deparando eventualmente com alguns truques sem sentido para o preparo de receitas, certo?

Pois saiba que por menos ortodoxas que se mostrem algumas dicas, elas podem no fim das contas funcionar perfeitamente bem, enquanto outras, inclusive aquelas que por vezes soam como comuns, na verdade podem não passar de mitos.

O que estamos querendo dizer com isso é que independente do teor do truque culinário, o melhor a se fazer é buscar informações confiáveis a respeito do mesmo, e não apenas ‘julgar o livro pela capa’.

E para ilustrar a importância de conhecer os detalhes de cada dica e truque, esclarecemos a seguir alguns mitos e verdades consideravelmente comuns àqueles que já se aventuraram na cozinha. Veja!

Bater bife com martelo torna a carne mais macia? Veja os mitos e verdades sobre culinária

mitos-e-verdades-cozinha

A parte branca do limão pode amargar suco ou caipirinha

Verdade – antes de preparar uma limonada ou caipirinha, o correto é remover o miolo do limão. Além disso, se for espremer a fruta é importante não apertá-lo até o final, pois a parte mais azeda do suco fica entre a casca e a camada branca.

E se precisar raspar a casaca de laranja ou limão tome cuidado para não raspar também a parte branca, use apenas a parte colorida da fruta.

Deixar a cebola de molho na água evita o choro ao cortá-la

Verdade – quando cortamos a cebola ela libera uma substância que faz arder os olhos, levando-o a lacrimejar. Em todo caso, porém, ao deixar o alimento de molho em água, essa substância se degrada.

É melhor tirar o sal do bacalhau no leite

Mito – apesar de o leite deixar o peixe mais macio, ele também pode alterar o sabor do bacalhau. Diante disso, o correto é tirar o sal do peixe na água mesmo.

Leia também:

Adicionar óleo evita que a manteiga queime

Mito – com ou sem a presença do óleo, a manteiga sempre começa a queimar na mesma temperatura.

Cerveja gela mais rápido no gelo e sal grosso

Verdade – o sal ajuda a reduzir ainda mais a temperatura do gelo, fazendo com que o processo de refrigeração seja acelerado. O ideal é que para cada três medidas de gelo, seja acrescentada uma medida de sal grosso e não refinado. O ideal é adicionar um pouco de água para que a superfície entre em contato com as latinhas.

Colocar um fio de óleo na água do cozimento do macarrão evita que ele grude

Mito – isso na verdade só fará com que a superfície do macarrão se torne mais oleosa, inclusive impedindo que o molho grude nele facilmente. Para evitar que a massa grude, a dica é cozinhá-la em uma grande quantidade de água e mexer bastante o alimento nos primeiros minutos de cozimento.

Bater o bife com martelo amacia a carne

Mito – na verdade bater o bife com martelo não resulta em nada além de destruição nas fibras da carne, o que faz com ela perca seu suco e fique ainda mais dura. O ideal é pedir para o açougueiro uma carne com a maciez desejada, ou ainda usar suco de frutas como abacaxi, limão e laranja para amaciá-la.

Colocar açúcar no molho de tomate reduz a acidez

Parcialmente verdade – na verdade o açúcar camufla a acidez do molho, embora não a elimine. Para retirar de vez a acidez do molho o correto é acrescentar meia colher de bicarbonato de sódio, que neutraliza o ácido.

Jogar água fria no macarrão deixa ele ao dente

Mito – muitas pessoas nutrem o costume de passar o macarrão na água fria após o cozimento para impedir que ele passe do ponto ou fique grudento. O fato porém, é que isso deixa a massa sem sabor e sem aderência para o molho.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: