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Saúde feminina: veja lista de alimentos saudáveis para mulheres

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Alguns alimentos, além de serem saborosos, possuem o poder de prevenir algumas doenças e até mesmo o envelhecimento precoce, auxiliando ainda no emagrecimento e na beleza feminina.

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E se você está pensando que esses alimentos são caros, temos uma boa notícia: A maioria deles é bastante acessível e você pode ter facilmente na cozinha de sua casa. Veja!

Saúde feminina: lista de alimentos saudáveis para mulheres

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Brócolis

O alimento é rico em ferro e por isso muito útil às mulheres durante a menstruação. Isso porque o corpo tende a ter deficiência de ferro nesse período.

Não obstante, ele também possui boa quantidade de fibras, magnésio e cálcio, este último importante para o fortalecimento das unhas e ossos.

Escarola

A escarola, assim como o brócolis, faz parte da família dos vegetais de coloração verde escura, que são alimentos ricos em cálcio e ferro.

Couve

O alimento também faz parte da família dos vegetais de coloração verde escura, possuindo, portanto, os mesmos benefícios e nutrientes supracitados. Outros alimentos pertencentes à família são a rúcula, a couve-de-bruxelas, o espinafre e o agrião.

Ovo

Rico em vitamina E, o ovo ajuda na prevenção do envelhecimento precoce da pele, sendo também ótima fonte de proteínas para os músculos, e auxiliando no fortalecimento e beleza de unhas e cabelos.

Sardinha

O alimento é rica fonte de vitamina D, coenzima D e cálcio. Além de ser rico em ômega 3.

Gergelim

Semente rica em lignanas, que é o fitoestrogenio que auxilia no controle das ondas de calor da menopausa. Ele também auxilia na prevenção de câncer de útero, ovário e mama.

Linhaça

Assim como o gergelim, a linhaça possui fitoestrogenio, que auxilia no controle das ondas de calor da menopausa, auxiliando também na prevenção de câncer de útero, ovário e mama.

Canela

A canela faz com que a vontade de comer doces diminua, um sintoma que a maioria das mulheres tem no período da TPM. Além disso, o alimento é excelente aliado na redução de gorduras e celulites, possuindo propriedades anti-inflamatórias.

Óleo de coco

O óleo de coco auxilia no combate à gordura visceral, sendo excelente antifúngico e ajudando a controlar o colesterol. Ele é indicado especialmente para mulheres com menopausa, que são mais suscetíveis a doenças cardiovasculares.

Castanhas

As castannhas fazem parte do grupo das oleaginosas, que são alimentos ricos em vitamina B6 e magnésio. Tais propriedades auxiliam no controle dos sintomas emocionais, incluindo, a irritabilidade e a depressão, que são sintomas comuns na TPM.

A castanha do pará possui ainda o selênio, que é um ótimo antioxidante, capaz de prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Nozes

As nozes também fazem parte do grupo de oleaginosas, sendo, portanto, ricas em vitamina B6 e magnésio. Outros alimentos que fazem parte do grupo são as amêndoas e as macadâmias.

Cramberry

Essa é uma frutinha vermelha que possui alto teor de antioxidantes, auxiliando também na prevenção de infecções urinárias.

Aveia

O alimento é fonte de silício, um mineral que atua na formação do colágeno, e ajuda a manter a elasticidade da pele. Ele também possui boa dose de betaglucanas, que são as fibras que atuam na melhora da saúde intestinal. Não obstante, a aveia também ajuda a controlar os níveis do colesterol.


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