Topo

Sugestões de alimentação para deixar seu verão mais saudável

Comente

A alimentação no verão costuma ser um tanto quanto diferenciada em relação às demais estações do ano, afinal, com a chegada do calor a tendência é que aumente o desejo por alimentos refrescantes, tais como sorvetes, raspadinhas, bebidas, dentre outros.

O problema, porém, é que em meio a tantas opções, torna-se até difícil manter uma alimentação saudável, o que a médio prazo pode resultar em problemas maiores. Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista com dicas de alimentos que podem ajudar a tornar o verão mais saudável. Confira!

Alimentação saudável para o verão

Alimentação saudável para o verão

Sorvete alterado

Em dias quentes é quase impossível fugir de um sorvete, e isso não é nenhum exagero. Com isso, no entanto, a tendência é que as pessoas acabem consumindo uma quantidade maior de açúcar e calorias.

A boa notícia, é que é possível substituir o sorvete por uma opção mais leve e refrescante. O sorvete natural de banana, por exemplo, é muito gostoso e pode ser feito rapidinho, em casa mesmo.

Para isso, é só picar uma banana madura, congelar e bater no liquidificador, a banana ficará cremosa e saborosa, com consistência de sorvete. Uma dica adicional é salpicar um pouco de canela em pó por cima do alimento.

Iogurte refrescante

E aqui temos mais uma boa alternativa ao famigerado sorvete. Trata-se de um iogurte natural pra lá de refrescante. Para fazer isso, basta colocar o iogurte natural no congelador para bater com frutas depois. O resultado é um creme geladinho que inibe o desejo de ir a uma sorveteria.

Piquenique no parque

Com o verão, vêm as férias, e nada melhor que reunir toda família e amigos em um piquenique. Agora, ao invés de levar bolos e sanduíches calóricos para o passeio, a dica é preparar a lancheira com muitas frutas e opções saudáveis de sanduíches, como aqueles à base de legumes, verduras e hambúrgueres de soja, por exemplo.

Leia também:

Lanche saudável

E para substituir aquele lanche da tarde com pães recheados, tortas e bolos, a dica novamente é trocar tudo por lanches naturais. A montagem pode ser feita com pão integral, cenoura ralada, patê de atum com ricota (ou outro recheio mais leve, como frango desfiado e peito de peru). O lanche da fica nutritivo, saboroso e levinho.

Aperitivos

A pipoca é super levinha e rica em fibras e carboidratos integrais, podendo, portanto, fazer parte da dieta, mas é bom evitar excessos. Dito isso, nada de abusar do sal, ou colocar manteiga e óleo.

Uma dica interessante é prepará-la no micro-ondas, basta juntar cinco colheres de milho de pipoca com cinco colheres de água e um pouco de sal.

Depois é só cobrir com papel filme (não confundir com papel alumínio) e fazer alguns furinhos para que o vapor possa sair. O alimento deve ficar no forno em potência máxima por seis minutos.

Refresco natural

Em dias quentes é muito importante manter o corpo hidratado, e é nesse momento que as pessoas preferem ingerir refrigerantes ou sucos de caixinha, que são geladinhos e práticos. Apesar disso, como é sabido por muitos, a maioria desses itens não é nada saudável, de modo que até mesmo as versões light possuem muito corante e conservante.

A dica, portanto, é procurar se refrescar com suco natural, que dependendo a fruta nem demanda a adição de açúcar. Outra opção é a água de coco, que além de nutritiva ajuda a manter o corpo hidratado.

Sobremesa cremosa

E aqui temos a gelatina, que é sem dúvida a melhor opção de sobremesa no verão. Para deixá-la ainda mais gostosa a dica é dissolvê-la em 250ml de água fervente, esperar esfriar por completo e bater no liquidificador com 2 potes de iogurte natural desnatado. Depois é só esperar esfriar novamente e a receita estará pronta.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: