Topo

Sorrir faz bem: veja 5 benefícios que você provavelmente não conhecia

Comente

A rotina de trabalho, estudos e afazeres domésticos, acaba gerando um certo estresse, principalmente quando as coisas não caminham do jeito que deveriam ou quando já estamos cansado de fazer todo dia a mesma coisa.

Mas saiba que existe uma solução simples para se livrar desse estresse no fim do dia: o segredo é sorrir. Isso é o que sugerem algumas teorias, que também apontam outros benefícios do riso na vida das pessoas. A seguir você confere alguns exemplos.

Os benefícios do sorriso

beneficios-do-sorriso

Rir é bom para o coração

De acordo com um pesquisa realizada pela Universidade de Loma Linda na Califórnia, Estado Unidos, o riso pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A pesquisa separou dois grupos de pessoas que haviam sofrido ataque cardíaco e estavam sob cuidados médicos. O primeiro grupo assistia todos os dias vídeos de humor em um período de vinte minutos.

Depois de um ano, esse grupo apresentou uma queda de 66% da proteína C-reativa, que é um marcador da inflamação e do risco dos problemas cardíacos. O outro grupo que não via a vídeos, teve uma queda dessas substâncias de apenas 26%. Diante disso, concluiu-se que os riscos de doenças cardíacas em quem ri podem ser menores que em quem não ri com frequência.

Colesterol e diabetes

Sorrir pode aumentar os níveis do colesterol bom no sangue. Ao menos é isso que sugere outra pesquisa realizada pela Universidade de Loma Linda. No estudo foram acompanhados vinte pacientes diabéticos com alta taxa de colesterol ruim no sangue, e todos faziam uso de medicamento para controlar os problemas.

Metade dos pacientes continuou com o tratamento padrão, já a outra metade além de fazer uso da medicação indicada ainda assistia a filmes de comédia todos os dias por meia hora. Após um ano, foi constatado que os pacientes que foram estimulados a gargalhar tiveram um aumento no colesterol bom de 26%, enquanto no outro grupo o aumento foi de apenas 3%.

Leia também:

Pulmões

De acordo com especialistas, quando um apessoa dá uma gargalhada, o pulmão aumenta sua absorção de oxigênio, pois é inalado uma quantidade maior de ar e a expiração fica mais forte.

Quando a ventilação pulmonar é maior, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais são eliminados mais rapidamente também, o que causa uma desintoxicação. Isso significa pulmões mais limpos e fortes.

Digestão

De acordo com especialistas, quando rimos, isso também estimula os músculos abdominais, o que faz um tipo de massagem no sistema gastrointestinal, causando uma melhora na digestão, o que ajuda a revigorar o trabalho hepático.

Circulação do sangue

Quando gargalhamos, o ritmo cardíaco aumentam e os batimentos podem chegar a cento e vinte por minuto, bem diferente das setenta pulsações por minuto que ocorrem quando estamos em repouso. E quando a pulsação aumenta, o sangue circula com mais intensidade no organismo, aumentando a oxigenação das células, órgãos e tecidos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: