Topo

Como fazer café: 5 dicas pra você se destacar no preparo da bebida

Comente

Pessoas que já sabem preparar café, podem até afirmar que essa é uma das receitas mais simples de ser preparada na cozinha e que não existe nenhum segredo para um café saboroso. A verdade, porém, é que muita gente já caiu na armadilha de beber um café ruim, certo?

E pois bem, para o preparo de um bom café é importante saber antes de qualquer coisa, que não é apenas o equilíbrio de água e pó no bule que vai contar no resultado. A qualidade dos grãos, o tipo de água e a forma como será filtrado, também poderá ser o grande diferencial no fim das contas. Na sequência você confere algumas dicas de como preparar um bom café.

Dicas para fazer café saboroso e saudável

img_gal2_17950

Água

De acordo com especialistas, é muito importante a qualidade da água escolhida para o preparo do café. Água de torneira, mesmo após aquecida pode conter pequenas partículas sólidas capazes de comprometer o sabor do café. Por isso o ideal é usar água mineral ou filtrada.

Grãos

Para garantir um café saboroso, o ideal é ter um moinho doméstico, assim os grãos são moídos antes do preparo. Isso é bom porque o pó de café é muito delicado, podendo sofrer alterações ao entrar em contato com ar, umidade, calor e outros odores, o que acaba comprometendo sua qualidade.

Para proteger o pó de café os grãos, o recomendado é armazenar em um pote escuro, protegido da luz e mantido em um local fresco e seco dentro da geladeira. Outra dica é não misturar o café de um pacote que acabou de abrir com o que ainda está no pote, a mistura pode comprometer o sabor do novo café.

Leia também:

Café puro

Para que o café seja de qualidade não é necessário adoçá-lo, isso só tende a mascarar o verdadeiro sabor da bebida. Mas se sua preferência é por adoçar o café com açúcar ou adoçante, a dica é fazer isso apenas com a porção em sua xícara.

Quando o café é adoçado no preparo ele forma um caramelo em torno do recipiente, o que faz ele oxidar e perder seu sabor mais rapidamente.

Proporção

Para o preparo do café expresso normal ou curto, recomenda-se o uso de 50 ou 30 ml de água e 7g de café. Já para o preparo de um café em pó com filtro de papel, o ideal é de cinco a seis colheres de sopa de café para cada litro de água.

Não deixe que a água chegue ao ponto de fervura e, quando for colocar a água no filtro, comece molhando primeiro as bordas e depois o centro, tudo sem usar colher. Segundo especialistas, para um bom café não basta respeitar apenas a proporções, a bebida deve ser apreciada com moderação, principalmente para pessoas que gostam de um café mais forte.

Escolha higiênica

Entre o filtro de papel e o de pano, o mais higiênico é o de papel, desde que ele não seja reutilizado. Apesar disso, o coador de pano deixa o café mais encorpado, uma vez que o café passa com mias facilidade pelo pano. Se o filtro de pano for sua escolha é importante ter cuidado com sua conservação, sempre lavando o tecido com água quente antes e após o uso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: