Topo

Evite a procrastinação na hora do treino: veja dicas para superar as desculpas

Comente

Começar a praticar atividades físicas é uma grande desafio, e pra muita gente o início complicado acaba sendo um desestímulo à continuidade. Nesse momento, começam a surgir as primeiras desculpas, que consequentemente levam à procrastinação e por fim ao abandono dos treinos.

Quem quer manter um estilo de vida saudável, no entanto, precisa superar essa situação, e isso passa por eliminar as famosas “desculpas” que sabotam o próprio progresso na prática dos exercícios. Dito isso, apresentamos uma lista de dicas que ajudam a vencer essa etapa. Confira!

Dicas de treino: aprenda manter a motivação e eliminar as desculpas

Dicas de treino: aprenda manter a motivação e eliminar as desculpas

Culpa do clima

Usar o clima como desculpa é algo muito comum entre pessoas que praticam exercícios em locais abertos, mas esperar que o tempo melhore pode fazer com que você perca o ritmo, prejudicando suas metas. Uma ótima opção para quem treina muito cedo ou a noite, é mudar o horário do treino, uma vez que nesses horários a temperatura costuma ser mais extrema.

Falta de tempo

De acordo com especialistas não é necessário ter muito tempo para treinar diariamente. Estudos já sugeriram que, fazer apenas meia hora de exercícios por dia, já pode trazer benefícios a saúde. A dica é conversar com o treinador para montar uma sequencia de exercícios de baixa intensidade e bom nível de ganho em relação ao objetivo pretendido.

Dores musculares

No início dos exercícios ou no aumento da carga de treino, o surgimento das dores musculares é praticamente inevitável. Isso ocorre devido a microlesões musculares que se configuram durante os exercícios de contração ou alongamento intenso. Quando essa dor surge, o ideal é descansar o músculo por um dia.

Isso não significa, porém, tirar o dia de folga total dos treinos. Em vez disso, a dica é procurar treinar outro grupo de músculos, deixando o lesionado descansar.

Leia também:

Treino sozinho

Uma das maiores desculpas que as pessoas usam para não treinar, é a ausência de companhia durante os exercícios. Mas o fato é que, mesmo não tendo uma companhia para praticar as sequências, é preciso se motivar para as atividades.

A dica é imaginar que, em uma simples ida ao espaço de treino, já é sempre possível conhecer gente nova, de modo que em pouco tempo pode-se fazer novas amizades com pessoas que também nutrem o interesse de manter o corpo saudável, o que tende a ser ainda mais interessante do que parceiros de treino que não tem o mesmo comprometimento.

Não gosto de academia

Não é preciso fazer atividades físicas apenas em academia, quem não gosta desse tipo de ambiente, por exemplo, deve procurar outros lugares para praticar os exercícios.

A dica é fazê-los em ambientes abertos, mas sem esquecer que é importante praticar as três modalidades, que são: exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular e alongamento, sempre com auxílio de um profissional.

Faço o dobro amanhã

Outra desculpa campeã é dizer que não vai treinar hoje mas fará o dobro de exercícios no dia seguinte. Essa atitude além de tornar a prática no dia seguinte mais desanimadora, tende a sobrecarregar os músculos no caso de a pessoa realmente colocar em prática seu objetivo. O treino rende mais quando feito em etapas, de modo que acumular exercícios tende a ser prejudicial.

Não tenho idade

A idade nunca deve ser usada como desculpa para não malhar, atualmente é possível encontrar pessoas da terceira idade fazendo exercícios físicos e tendo uma excelente qualidade de vida. Agora, é importante, lembrar que independente da idade, é preciso receber orientações de um bom profissional capaz de indicar o tipo de exercício ideal ao




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: