Topo

Saiba como tirar água do ouvido

Comente

O ouvido é uma estrutura realmente bastante sensível que afeta uma série de coisas em nosso organismo. As pessoas acreditam que o ouvido serve apenas para as pessoas escutarem, mas é muito mais do que isso. Praticamente todo o sistema de orientação e de equilíbrio das pessoas também podem acabar sendo afetados quando existe qualquer problema com os canais auditivos. 

De uma forma geral, o formato do canal auditivo como um todo acaba se tornando muito favorável para que aconteça a saída de qualquer tipo de líquido que entre ali e que não deveria estar no local. Com isso, este formato permite com que o ouvido possa ser higienizado sozinho. Além disso, a água que entra ali também pode acabar evaporando sozinha, o que também faz com que não aconteça maiores problemas. 

Mesmo assim, em determinadas situações o ouvido pode reter uma determinada quantidade de água que entre por ali. E isso pode ser causado pelos mais variados motivos. Por exemplo, as pessoas que possuem uma grande quantidade de cera no ouvido podem acabar acumulando água, pois ela pode encontrar uma dificuldade para sair de forma espontânea.

Veja também:

Quando a água se acumula dentro do ouvido, os problemas começam a surgir. Em um primeiro momento pode ser apenas uma sensação de desconforto. Mas, ao longo dos dias, essa água pode acabar fazendo com que a cera do ouvido se desloque para um determinado local que vai impedir com que ela escute. Além disso, esse líquido parado pode aumentar os riscos de infecções. 

Saiba como tirar água do ouvido

Confira alguns truques caseiros e simples que podem ajudar a remover a água do ouvido:

Incline a cabeça para o lado e dê pequenos pulos

O movimento pode ser realmente um grande aliado das pessoas que estão sofrendo com uma determinada quantidade de água dentro do seu ouvido. Uma das formas mais simples é tentar expulsar a água de dentro do ouvido inclinando a cabeça para o lado do ouvido no qual a água está sendo sentida, e depois das pequenos pulinhos. Para tornar o efeito mais efeitvo, pode ser interessante encher a boca de ar, o que acaba fazendo uma pressão interna, e balançar a cabeça em direção ao ombro fazendo movimentos um pouco mais bruscos. 

Utilize a ponta de uma toalha seca e limpa

Uma outra forma que pode ajudar bastante, mas que exige um certo cuidado, é tentar utilizar uma toalha branca. Mas este é um passo que realmente deve ser feito com muito cuidado, pois caso o ouvido tenha uma grande quantidade de cera mole em função da água, a toalha poderá fazer com que o canal auditivo fique mais entupido. Mas, caso a pessoa se sinta seguro para fazer isso, introduza a ponta de uma toalha durante alguns segundos para tentar fazer com que ela sugue a água que está por ali. A toalha deve realmente estar bastante limpa, sem areia ou qualquer outro elemento que possa causar algum ferimento no ouvido. 

Inclinar a orelha e puxar levemente o lóbulo

Este tipo de movimento pode ajudar a fazer com que exista uma abertura no ouvido para que a água consiga escorrer, já que ela pode acabar estar encontrando algum impeditivo na saída do canal. Para isso, as pessoas devem inclinar a cabeça para o lado do ouvido com água e puxar levemente o lóbulo para direções diferentes, enquanto que a pessoa se deita de lado para facilitar a saída. Orienta-se executar a ação com o ouvido entupido virado para baixo e, depois, deitar-se para esse mesmo lado com o objetivo de que a água saia pelo efeito da gravidade.

Provoque bocejos

Muitas pessoas fazem isso até mesmo como um ato inconsciente, de ficar bocejando ou provocando um bocejo quando existe qualquer tipo de impedimento no ouvido. E isso realmente pode ajudar bastante, já que a água no interior do ouvido pode estar em formato de bolhas. Essa pressão que o ar faz a partir de um bocejo as bolhas podem começar a estourar, fazendo com que o líquido saia. 

Utilize o secador de cabelos

Outra técnica que pode ajudar, mas que também exige um certo cuidado. O secador de cabelos deve ser utilizado em uma temperatura mínima e ficar aproximadamente 30 cm de distância da abertura do canal auditivo. Essa técnica pode ajudar a água a evaporar. 

Faça uma manobra valsalva

Essa é uma técnica que pode ser feita ao tapar o nariz e a boca e tentando expirar com força. Assim, a pressão interna no canal auditivo pode eliminar a bolha de ar que obstrui a saída.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: