Topo

Saiba como limpar corretamente o teclado mecânico

Comente

Os teclados mecânicos se tornaram muito populares nos últimos anos, especialmente com o aumento dos periféricos que foram lançados visando o público gamer. Mas este tipo de teclado também acabou se tornando um dos principais escolhidos pelas pessoas que desejam apenas um acessório de qualidade para trabalhar, não se importando com o barulho um pouco mais alto que ele faz quando comparado com outros tipos de teclados disponíveis. 

São diversas as vantagens que são oferecidas pelos teclados mecânicos para quem precisa digitar bastante: eficiência, precisão e também a velocidade de transmissão de dados. Mas, além do barulho, um dos principais problemas que afetam os teclados mecânicos é a sujeira que se acumula, em função da sua configuração. 

Como eles contam com suas teclas em uma posição amis alta do que o corpo do teclado, a sujeira vai entrando por estes pequenos caminhos. Sem contar que muitos teclados contam com uma iluminação especial RGB, que exigem um pouco mais de cuidado sempre que o usuário for fazer qualquer coisa que não seja digitar. Com isso, a sua limpeza e manutenção também acaba exigindo um pouco mais de trabalho.

Veja também:

Mais do que uma questão de higiene e também de estética, essa sujeira acumulada pode acabar causando uma série de problemas no funcionamento do teclado em si. Com o acúmulo de poeira e outras partículas se acumulando na parte de baixo das teclas, as teclas podem encontrar alguma resistência para enviar o comando, e esses pequenos segundos podem acabar fazendo toda a diferença em um jogo FPS, por exemplo. 

Confira algumas dicas e formas de limpar o seu teclado mecânico:

Limpeza utilizando um pincel

Saiba como limpar corretamente o teclado mecânico

Hoje em dia existem diversos tipos de pinceis que podem ser utilizados para fazer a limpeza dos teclados, especialmente dos mecânicos. Estes acessórios podem ser encontrados facilmente para venda em lojas especializadas. Mas não se trata de nenhum tipo de acessório profissional, sendo que qualquer pincel que tenha cerdas de um determinado tamanho para alcançar os espaços acabam servindo. 

Limpeza mais profunda

Já esta é uma limpeza muito recomendada neste tipo de teclado, mesmo que as pessoas costumem se utilizar dos pinceis para limpeza do mesmo. Mas, neste caso, será preciso seguir alguns passos. Antes de mais nada, será preciso remover todas as teclas do teclado. Geralmente nos teclados mecânicos isso pode ser feito de uma forma muito simples. Existem também determinadas marcas que oferecem um tipo de acessório que ajuda neste procedimento. 

Mas, antes de iniciar este procedimento, é extremamente recomendado tirar uma foto do teclado com todas as suas teclas para que seja possível colocar eles na ordem correta. Mesmo que as pessoas acreditem que sabem onde fica cada uma das teclas, pode ser que as pessoas realmente não consigam se lembras da posição e todas elas no momento da limpeza. 

Essas teclas podem ser colocadas de molho em água morna com sabão neutro. Mas, antes de fazer isso, também é importante dar uma olhada nas recomendações do fabricante do teclado para saber se isso realmente não vai causar nenhum problema. 

Depois, com o corpo do teclado já sem as teclas, utilize um pincel no deck e um pano de microfibra úmido para conseguir remover todas as sujeiras. Depois, com um outro pano, seque bem o teclado, removendo todas as sujeiras que podem ter permanecido e retirando qualquer tipo de umidade que possa ter ficado. 

Depois de deixar as teclas de molho durante umas três horas, seque bem elas com a ajuda de panos e também de cotonetes. Por último, coloque todas as teclas de volta nos seus respectivos lugares. 

Limpeza depois de algum acidente

Pode ser também que os usuários tenham algum incidente com o seu teclado que vai fazer com que ele realmente tenha que fazer uma limpeza mais específica. Isso geralmente acontece quando as pessoas acabam derramando itens como água, refrigerante, suco, sopas, molhos e afins por cima do periférico. 

A primeira coisa que deve ser feita quando isso acontecer é desconectar o cabo USB do teclado, caso ele seja com fio. Caso o usuário tenha derramado apenas água, basta retirar todas as teclas e fazer uma boa secagem com um pano seco de microfibra. 

Já para a limpeza de líquidos melados, com cheiro, o começo da limpeza é o mesmo, com a ajuda de um pano. Mas depois pode ser importante passar um pano umedecido com sabão neutro e também deixar as teclas de molho durante algumas horas, assim como foi indicado no método anterior. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: