Topo

Os melhores filmes baseados em esportes

Comente

Todo fã de esporte sabe que não é difícil encontrar os blocos para a construção de uma narrativa envolvente em competições esportivas. Da superação de limites físicos passando pela dor da derrota e a alegria incomparável da vitória, as diversas modalidades proporcionam todos os ingredientes para histórias inesquecíveis.

Os melhores filmes baseados em esportes

Sendo assim, não é surpresa que ao longo da história de Hollywood existam tantos filmes desse gênero. Confira alguns exemplos abaixo.

Franquia Rocky e Creed

Lançado no distante ano de 1976 e dirigido por John G. Avildsen, “Rocky: Um Lutador” foi o filme que transformou Sylvester Stallone de um ilustre desconhecido para uma das maiores estrelas do cinema.

A trama acompanha a jornada do boxeador “Rocky” e sua busca pela vitória do campeonato dos pesos pesados. Vale mencionar que o rival do boxeador no longa é Apollo Creed, que é interpretado de forma magistral pelo ator Carl Weathers que, junto de um roteiro sólido, dá diversas camadas ao oponente.

Ao longo das muitas sequências, Rocky e Creed passam de rivais para amigos e desenvolvem uma incrível relação de respeito.

Na realidade, os vínculos desenvolvidos entre os dois personagens são tão sólidos que em filmes posteriores lançados após o término da franquia original, Rocky passa a treinar o filho de Creed, o boxeador Adonis Johnson interpretado por Michael B. Jordan – que também faz parte do inesquecível sucesso de bilheteria “Pantera Negra”.

Dirigido por Ryan Coogler, “Creed” é amplamente visto como uma espécie de sequência perfeita que não apenas se mantém fiel às raízes que tornaram a ideia original tão interessante, mas é considerado o segundo melhor filme da série por elevar toda a franquia para novos níveis dramáticos.

Cartas na Mesa

Outro filme de Hollywood inspirado em esportes que merece ser mencionado é “Cartas na Mesa”, que é baseado no esporte mental do poker. O longa é mesmo considerado um dos melhores filmes sobre essa modalidade e foi responsável por influenciar positivamente o setor.

Lançado em 1998 e com um elenco repleto de estrelas que vão desde os protagonistas Matt Damon (Mike McDermott) e Edward Norton (Worm) até o grande rival John Malkovich (Teddy KGB), em mais um papel brilhante de sua longa carreira, a produção acompanha a história de um jogador de poker que pretende ser o melhor do mundo.

O filme foi o primeiro a ser baseado na modalidade Texas Hold'em pouco antes do boom do poker e é um verdadeiro pedaço de história que pode e deve ser assistido por todos os fãs do esporte das cartas.

Se isso não fosse o suficiente, o poker serve como pano de fundo para uma história envolve e emocionante que aborda tópicos intrínsecos aos seres humanos e que vão da importância da amizade e da lealdade até a diferença enorme que acreditar em si mesmo pode fazer.

Moneyball - O Homem que Mudou o Jogo  

Baseado em um livro de Michael Lewis e dirigido por Bennett Miller, " Moneyball - O Homem que Mudou o Jogo" foi o primeiro contato de muitos brasileiros com o beisebol, um dos maiores passatempos norte-americanos, e existem muitos motivos que o tornaram um clássico.

Com Brad Pitt no papel principal do gerente Billy Beane e Jonah Hill no papel secundário do gênio da matemática e estatística Peter Brand, o longa acompanha a incrível jornada de transformação do Oakland Athletics de um dos piores times da Major League Baseball (MLB) para um dos melhores.

Tudo ocorre graças ao método inovador de análise estatística (o moneyball, que dá origem ao título) criado por Brand e a incrível capacidade de liderança e coragem de arriscar de Beane, que juntos conseguem aproveitar ao máximo o potencial de jogadores que haviam sido esquecidos pela MLB para maximizar os resultados da equipe.

Vale mencionar que o filme, assim como o beisebol, conta com uma combinação praticamente perfeita de razão e emoção e é capaz de fazer qualquer pessoa – mesmo alguém que nunca tenha assistido uma partida do esporte – se emocionar com as conquistas de Oakland.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: