Topo

Saiba como tratar a coceira no ouvido

Comente

É fato que não existe outra coisa mais irritante do que uma coceira no ouvido, geralmente ela não passa nunca. Apesar disto ser muito comum, qual o motivo para que isto ocorra? A situação mais comum de coceira no ouvido é relacionada a problemas de pele no canal auditivo, é bastante comum que ocorra esta situação para quem possua a pele seca, e que poderá ser agravado inclusive se a pessoa contar com quadros alérgicos em outros locais do corpo, entre eles rinites e dermatites alérgicas.

Outra situação que poderá ser frequente de coceira no ouvido é a otite externa, esta que é uma infecção dos canais auditivos gerada por bactérias ou mesmo fungos. A partir disto, a otite externa de forma geral começa com um incômodo e coceira no ouvido, progredindo aos poucos para dores e inflamações, bem como saída de secreção amarelada e com mau cheiro.

Saiba como tratar a coceira no ouvido

A utilização de aparelhos e outros objetos podem agravar o problema

O uso de aparelhos auditivos, em especial o que fica dentro do canal auditivo conhecido como modelo intracanal, e outros objetos para limpar os ouvidos, entre eles cotonetes, retiram a cera, o que é uma camada oleosa de proteção da pele, deixando a mesma mais seca e também gerando coceiras.

Veja também:

Uma causa mais rara para coceira no ouvido é a psoríase, doença autoimune que gera placas de pele ressecadas e com descamação em alguns pontos do corpo, o problema poderá se localizar ainda na parte externa e dentro do canal auditivo.

As complicações geradas por coceira no ouvido

Situações de coceira no ouvido poderão estar relacionadas a quadros alérgicos, e por este motivo é comum que a pessoa sinta coceira na garganta e em outros locais como pele e nariz.

O ato de utilizar objetos no ouvido para empurrar ou remover cera deverá ser evitado, pois assim o ouvido irá ficar sujeito á infecções por bactérias, e caso a infecção persista, fungos poderão estar presentes.

O que fazer quando surgir a coceira?

Assim que sentir coceira, é recomendado que se evite qualquer tipo de objeto ou líquido dentro do ouvido. Procure se utilizar apenas de medidas como limpeza com uma toalha na parte externa do ouvido. Caso ocorram quadros alérgicos, é possível se utilizar antialérgicos evitando assim situações de crise.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: