Topo

Dicas simples para o manuseio e consumo de frutas e verduras

Comente

As frutas e verduras devem estar sempre presentes no cardápio de quem busca uma boa alimentação e uma dieta balanceada. O fato, porém, é que esses alimentos costumam nem sempre duram muito tempo se não conservados e manuseados de maneira adequada.

Leia também:

Felizmente, algumas dicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia podem contribuir e muito na conservação e longevidade desses alimentos, por isso, a seguir listamos algumas informações práticas nesse sentido. Veja!

Truques para conservar, manusear e consumir o melhor das frutas e verduras

Dicas para conservar frutas e verduras

  • Quando quiser usar apenas uma parte do abacate, a dica é pegar passar na farinha de rosca a parte que não vai ser utilizada no momento. Isso evita a oxidação e consequente escurecimento do alimento.
  • Para evitar que o creme de abacate escureça, a dica é armazená-lo com o caroço do próprio abacate dentro da vasilha. Outra dica é colocar uma colher de aço inox, guardando na geladeira em ambos os casos.
  • Do abacaxi até mesmo a casca pode ser aproveitada na hora de preparar um suco refrescante. Lave bem a casca e corte-a, depois coloque no liquidificador com água e açúcar. Em seguida é só peneirar e servir.
  • Para amadurecer a banana mais rapidamente a dica é embrulhar em um papel e colocar um pano úmido por cima. Em no máximo três dias a fruta já estará boa para o consumo.
  • Para fazer com que o caju amadureça mais rápido, a dica é pingar uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo, embrulhando a fruta na sequência em um papel.
  • Para evitar que a banana fique escura na salada de fruta a dica é cobri-la com suco de limão e açúcar refinado.
  • Para ter coco ralado fresco por mais tempo a dica é ralar e armazenar em um saquinho, colocando tudo no congelador. Quando for utilizar o coco ralado que estava guardado na geladeira, procure colocá-lo em uma peneira sobre o vapor de água fervente de uma panela fora do fogo, ele ficará soltinho novamente.
  • Se precisar descascar muita laranja para o preparo de doces, a dica é deixar as frutas de molho em água fervente por um período de cinco a dez minutos, assim quando for descascara parte branca sairá junto com a casca.
  • Quando precisar ralar a casca do limão, evite chegar até a parte branca, pois ela é amarga e pode estragar a receita.
  • Evite lavar as frutas quando for guardá-las na geladeira. Elas devem ser lavadas apenas no momento do consumo pois assim terão maior durabilidade.
  • Quando as folhas de alface são cortadas com facas elas perdem boa parte do valor nutritivo, por isso procure sempre deixá-las inteiras ou rasgá-las com as mãos.
  • É melhor temperar as folhas de alface apenas no momento de consumi-las, temperar antes pode fazer com que elas murchem.
  • Para que as verduras fiquem livres de pequenos insetos e bem lavadas, a dica é colocar de molho em água com uma colher de vinagre. Depois de um tempo basta lavá-las em água corrente.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: