Topo

Os 10 alimentos mais perigosos para sua saúde

Comidas aparecem nas pesquisas como aquelas que aumentam consideravelmente os riscos de doenças.
Publicidade
Comente

Se alimentar bem é fundamental para que as pessoas consigam ter uma saúde em dia, mas manter uma alimentação focada com o passar dos dias é uma tarefa bastante complicada, especialmente quando estamos diante de uma grande quantidade de possibilidades, muitas delas que apelam para algo muito importante no dia a dia atual: a praticidade. 

Mas quais seriam aqueles alimentos que podem ser considerados como os mais perigosos para a saúde das pessoas? Afinal de contas, comer é fundamental para manter o organismo em pleno funcionamento. O grande problema está naqueles itens que podem ser considerados como ultra processados. 

Grandes estudos e pesquisas, lideradas por órgãos e instituições de referência, criaram uma lista com aqueles alimentos que devem ser retirados da alimentação do dia a dia:

Carnes processadas

Nesta lista acabam entrando alguns ingredientes que fazem parte do dia a dia da alimentação de muitas pessoas ao redor do mundo, tais como salsichas, bacon e hamburgers. Para que eles consigam ser mantidos por mais tempo, as empresas precisam colocar uma grande quantidade de conservantes. Estes itens, quando ingeridos em grandes quantidades, aumentam os riscos de diversas doenças, inclusive de câncer. Nestes casos, a dica é sempre optar pelos produtos que sejam preparados em casa, como um hamburger caseiro. 

Barras de cereal e cereal matinal

Publicidade

Este tipo de produto conta com uma grande quantidade de açúcar na sua composição. Mesmo aqueles que acabam sendo vendidos como uma opção light ou diet acabam tendo açúcar. Além disso, estes produtos também contam com xarope de glicose ou glucose na sua composição, o que pode acabar fazendo com que a pessoa tenha seus níveis de glicemia aumentados.

Lasanhas e pizzas congeladas

Outra categoria de produto que apela muito para a praticidade, pois basta colocar no microondas ou no forno para ter uma “refeição” completa. Mas estes alimentos congelados levam uma substância chamada glutamato monossódico, que também acaba tendo características capazes de estimular o surgimento do câncer. Vale mais a pena fazer essas mesmas refeições em casa e congelar. 

Sopas instantâneas

Os 10 alimentos mais perigosos para sua saúde

Este tipo de produto geralmente é um pó que, quando misturado na água fervente, acaba se transformando em um caldo. O problema é que não existe praticamente nada natural neste tipo de preparo, apenas uma química feita a partir de temperos e conservantes. Com isso, o resultado nutritivo destes alimentos são muito baixos e ainda fazem com que a pessoa ingira uma grande quantidade de sódio. 

Sorvete

Publicidade

Essa é uma adição muito triste para essa lista, uma vez que o sorvete é a sobremesa predileta de milhões de pessoas. Mas também pode ser facilmente considerado como um dos alimentos mais perigosos. O problema está no excesso de gordura saturada, que também é conhecida como gordura trans. E ela que acaba fazendo com que o sorvete tenha uma consistência macia e saborosa. Mas existem algumas alternativas, como o chamado sorbet, que é basicamente um sorvete à base de água. Também existem algumas receitas caseiras que podem ser feitas a partir de iogurte natural.

Chocolate

O famoso chocolate também oferece alguns riscos, especialmente os brancos ou então os de leite que possuem uma grande quantidade de açúcar. A boa notícia é que, hoje em dia, existe uma boa quantidade de opções de chocolate que possuem uma quantidade menor de açúcar e que podem ser consumidos com moderação. A dica é procurar sempre por aqueles que contenham a informação de 60% ou 70% cacau. 

Pão de forma ou sovado

Veja também:

Os pães podem ser consumidos com uma certa moderação, mas existem algumas opções nesta categoria que são muito consumidas, mas que acabam não sendo consideradas muito interessantes do ponto de vista nutricional. Aqueles pães que são fabricados em larga escala, como os de forma ou aqueles sovados que são vendidos dentro de pacotes costumam ter muita farinha e pouca fibra. Até mesmo os pães que são vendidos como “integrais” nem sempre conseguem ser uma opção realmente saudável. 

Shakes

Os famosos shakes que costumam ser vendidos por grandes marcas e que promete substituir refeições completas não são muito interessantes, pelo menos na opinião de grande parte dos nutricionistas. Este tipo de bebida geralmente acaba tendo, na sua composição, grandes quantidades de açúcares refinados.

Refrigerantes e sucos de caixinha

As bebidas com grandes quantidades de açúcar na sua composição também não poderiam deixar de aparecer na lista dos alimentos mais perigosos. Muitos deles também contam com uma grande quantidade de sódio, o que faz com que as pessoas tomem uma grande quantidade da bebida. E os sucos de caixinha possuem conservantes que tornam a bebida menos saudável. 

Bolos

Os bolos prontos vendidos no pacote acabam sendo processados com grandes quantidades de açúcar, para que eles fiquem macios e também para que o seu sabor se torne mais acentuado. Os bolos feitos em casa costumam ser mais saudáveis. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: