Topo

Nem tudo é culpa das cáries: Veja 5 possíveis causas para a dor de dente

Comente

A dor de dente está entre as mais incômodas que podem existir, concorda? E pior que isso é que quando você sente aquela dor insuportável, logo vem o pequeno ataque de pânico ao pensar que será preciso ir ao dentista para ouvir e sentir aquele motorzinho que é um verdadeiro show de horrores.

O fato, porém, é que nem sempre uma simples dor de dente pode indicar a necessidade de tratamento de canal, cáries ou algo mais grave nesse sentido. Embora seja sim importante consultar um dentista em caso de dores nos dentes, a seguir você pode conhecer alguns possíveis motivos para o surgimento do problema. Veja!

Prováveis razões para uma dor de dente

possiveis-causas-dor-de-dente

Escovação do dente com muita força

Ao escovar os dentes com muita força, uma pessoa pode causar uma retração da própria gengiva, o que pode causar dor e ainda certo desgaste à estrutura do dente. Quando isso ocorre é possível notar uma sensibilidade maior ao comer e beber líquidos frios, e isso se deve à exposição da estrutura da raiz. Para evitar esse problema a dica é investir em uma escova de dente elétrica ou no mínimo uma normal com cerdas macias.

Trauma dentário

Sim, um trauma dentário também pode ser a razão de uma eventual dor de dente. E pra quem acha que seria fácil identificar a origem do problema nesses casos, vale dizer que a coisa pode não ser bem assim na prática.

Isso porque um trauma ocorrido há muito tempo (pode ter sido um simples tombo com batidas de dentes, acidente de carro que resultou em pressão na boca e mandíbula ou mesmo uma mastigada em alimento excessivamente duro), pode permanecer vivo apenas no subconsciente e ainda assim causar a sensibilidade ou dor durante a mastigação.

Leia também:

Apertar ou ranger os dentes ao dormir

O costume de ranger os dentes durante o sono pode causar uma fratura ou deixar o dente solto, o que eventualmente pode causar algumas dores nos dentes. Por essa razão é importante passar por uma avaliação dentária para examinar a forma com que os dentes se encaixam para saber se há algum desalinhamento.

Restauração ou perfuração recente no dente

Quando há alguma perfuração no dente durante procedimento odontológico, é possível que o resultado cause certa sensibilidade ao frio por algumas semanas. Mas se a sensibilidade ocorrer na hora de mastigar algo duro, é importante buscar a correção do problema para que seja possível mastigar de forma confortável novamente.

Dente trincado

Um dente trincado pode surgir por vários motivos, mas entre as possíveis causas estão morder algo duro que possa causar a rachadura no dente e sofrer uma eventual pancada na dentição. Independente da origem, o fato é que quando o dente possui uma rachadura a dor aparece normalmente ao mastigar ou ingerir líquidos quentes ou frios de mais.

Quando o problema surge em um dente da parte frontal da boca, é fácil identificá-lo com clareza, no entanto, quando ele vem nos dentes dos cantos, tudo fica sempre mais difícil. No fim das contas o melhor é marcar uma consulta com o odontologista para que ele possa recomendar e executar um processo de restauração, caso julgue necessário.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: