Topo

7 alimentos que fazem bem às vistas e você provavelmente não sabia

3.50 / 5 - 2
Comente

Você sabia que a falta de nutrientes na alimentação pode afetar diretamente algumas funções do corpo, incluindo a capacidade de enxergar? Pois é, isso é um fato.

A boa notícia, porém, é que existem inúmeros alimentos que auxiliam na saúde ocular e podem até mesmo ajudar no combate a doenças como glaucoma e degeneração macular. A seguir você confere alguns exemplos. Veja!

Alimentos que podem contribuir com a saúde das vistas

Peixes

Peixes

O peixe é rico em nutrientes e ácidos graxos, possuindo em alguns casos também uma grande quantidade de ômega 3 e vitaminas A, B, D e E. Isso sem contar que peixes do tipo sardinha, atum, bacalhau e salmão, também estimulam a circulação sanguínea.

Diante de todas essas propriedades, a ingestão desses alimentos pode ser fundamental para a saúde da estrutura ocular, pois o alimento contribui para que a retina passe a receber mais oxigênio. Outro beneficio do consumo de peixes é que o mesmo ajuda combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Legumes, frutas e verduras

legumes

Para manter a saúde dos olhos, especialistas recomendam a ingestão de frutas, legumes e verduras que possuem pigmentação verde e amarela, esses alimentos são ricos em carotenoides, substância que evita a deterioração da mácula, esta responsável por proporcionar a distinção de cores.

O nutriente é facilmente encontrado em alimentos como maçã, laranja, mamão, cenoura, laranja, brócolis, tangerina e couve.

Leia também:

Ovos

Ovos

Segundo sugere um estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”, consumir entre dois a quatro ovos diariamente no período de cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em pessoas idosas.

Os resultados são creditados às ações das substâncias foto-oxidantes, tais como zeaxantina e luteína, que estão presentes na gema do ovo. Antes de investir nesse tipo de alimento, porém, é bom saber qual o nível do colesterol no sangue e sempre seguir as orientações médicas.

Alho e cebola

Alho e cebola

O alho e a cebola são alimentos ricos em cálcio, vitamina B e C, e fósforo, por essa razão eles possuem ação antimicrobiana e antiviral. Esses alimentos agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial sendo um ótimo preventivo contra glaucoma.

Mirtilos, cerejas e amoras

Mirtilos, cerejas e amoras

Essas frutas, da mesma forma que o morango, framboesa e outros alimentos que possuem a coloração avermelhada e roxa, são antioxidantes e fontes de vitamina C e Flavonóides, sendo úteis no combate aos radicais livres.

Esses alimentos agem na prevenção da perda de visão e degeneração macular e podem ajudar a reduzir os riscos de doenças como câncer de próstata, por exemplo.

Óleo de linhaça

Óleo de linhaça

Um grande problema sofrido por pessoas idosas é o ressecamento dos olhos, que normalmente chega acompanhado de sintomas como ardência, sensibilidade à luz e coceira.

Para eliminar esse problema os especialistas incluem no tratamento o consumo de óleo de linhaça, que é fonte de vitamina E, ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Vale dizer que o óleo de linhaça também age no combate à hipertensão e queda do sistema imunológico.

Azeite virgem

Azeite virgem

O azeite virgem é um alimento rico ômega 3 e que até onde se sabe, também age na prevenção da degeneração ocular, que é uma lesão que pode levar a cegueira. Foi um estudo publicado na revista científica “Archives of Ophtalmology” que constatou a eficácia do alimento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: