Topo

Esclareça as dúvidas mais comuns sobre a saúde da mulher na gravidez

Comente

Em relação à vida de uma mulher, nada mais natural que uma gravidez, no entanto, o fato é que a partir do momento que a gestação é iniciada tudo em sua vida tende a mudar, o que inclui até mesmo as questões relacionadas à saúde.

Para ajudar então as mulheres que estão passando por essa fase, decidimos listar a seguir algumas informações úteis que podem ajudar esclarecer algumas dúvidas comuns sobre a gravidez. Confira!

Esclarecimentos sobre saúde da gestante

Saúde da gestante

A grávida precisa mudar os hábitos alimentares?

É muito importante que a gestante tenha sim uma ótima alimentação para garantir que seu bebê receba todos nutrientes adequados, então, a atenção a essa parte deve ser maior na gravidez, o que ajuda inclusive a evitar anemias, diabetes gestacionais ou até eventuais hemorragias.

Uma das recomendações é a de que a gestante acrescente 300 calorias à sua dieta diária, distribuídas em cinco refeições ricas em ferro, ácido fólico, cálcio, entre outras proteínas.

O peso da mulher na gravidez

O peso corporal de uma gestante pode variar de nove a doze quilos para mais, em comparação com o peso normal. O ganho de peso gestacional pode ser de 1,5 a 2 quilos por mês após a 16ª semana. Nessa fase recomenda-se evitar alimentos calóricos como doces, refrigerantes e balas.

Leia também:

Efeitos da gravidez no corpo da mulher

Nos três primeiros meses é bem comum que a mulher sinta certo desconforto. A lista pode incluir prisão de ventre e inchaço nas pernas.

Além disso pode haver aumento visível da glândula mamária e obviamente no tamanho do útero, que pode chegar a 40 cm, sendo 7 cm o normal. Não obstante, os hormônios femininos podem aumentar em até dez vezes.

Cuidados de beleza na gestação

Cuidar da beleza durante a gestação pode ser um ponto positivo no emocional feminino, mas é preciso prestar atenção no tipo de produto que será usado, afinal, certos itens podem representar risco ao desenvolvimento do bebê.

Nessa fase uma das maiores preocupações das mulheres é com o aparecimento de estrias, que podem surgir no abdômen, nas coxas, nas nadegas e até nas mamas.

Nesse caso geralmente nem é preciso uso de produtos específicos, o melhor a fazer é manter uma boa alimentação, fazer o acompanhamento de pré-natal e uso diário de hidratante e emolientes de boa qualidade. Se tiver dúvida basta conversar com o médico para que ele alerte sobre itens não indicados.

Queda e mudança no cabelo da gestante

Com o aumento dos hormônios femininos, o cabelo da mulher passa a crescer em um ritmo diferente e pode ganhar mais força e brilho. A queda de cabelo também pode acontecer após o parto, pois depois do nascimento do bebê a mulher sobre que uma queda brusca de hormônios.

A vida sexual na gestação

A rotina sexual da gestante não precisa passar por grandes mudanças durante a gravidez a menos que o obstetra faça recomendações específicas, o que só acontece nos casos em que há risco de aborto, placenta baixa ou sangramento. Nessas ocasiões é bom seguir as recomendações médicas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: