Topo

Mitos e verdades que você precisa saber sobre a dor no corpo

Comente

Ao sentir uma dor no corpo, muita gente ainda hoje se automedica em casa com remédios simples, ignorando o real motivo da dor mesmo sabendo que pode comprometer seriamente o problema por tratar apenas o sintoma em vez da causa.

Outra questão preocupante em relação à saúde, é que muitas vezes as pessoas se apegam a mitos comuns sobre o assunto, o que pode trazer grandes consequências. Sabendo disso, apresentamos a seguir uma lista que fala sobre mitos e verdades existentes nesse sentido. Confira!

Coisas importantes sobre dores no corpo

Coisas importantes sobre dores no corpo

A dor pode aparecer de acordo com o clima?

Verdade – em algumas pessoas pode acontecer de sentir dores nas articulações quando o clima muda drasticamente no caso de frio ou chuva. A mudança no clima pode alterar a pressão barométrica, que pode causar dores em pessoas que possuem artrite.

Descansar pode aliviar as dores nas costas?

Mito – de acordo com informações de especialistas, para quem está sofrendo com dores nas costas, o repouso completo pode piorar ainda mais a dor. Quando o corpo não está ativo ele perde o condicionamento, o que faz com que o nível da dor aumente. Em vez de se deitar quado a dor nas costas atingir, pode ser melhor um alongamento ou exercícios que ajudam a diminuir a dor.

Leia também:

Perder peso melhora dores crônicas?

Verdade – em caso de pessoas que sofrem com sobrepeso, alguns quilos a mais podem fazer com que a pressão aumente e ocorra dores nas costas e articulações. Nesse caso, perder peso ajuda a aliviar esse tipo de problema, principalmente nos quadris e joelhos.

Dores fracas não precisam ser motivo de preocupação?

Mito – muitas pessoas ignoram a existência de dores fracas, podendo até conviver por anos com esse incômodo sem procurar ajuda médica, tudo por acreditar que seja tudo uma bobagem qualquer e consequentemente perda de tempo. O fato, porém, é que segundo especialistas, qualquer tipo de incômodo que dure uma ou duas semanas deve ser avaliado para que se possa determinar a causa e o tratamento adequado, já que pode ser um sinal de algo grave.

È normal sentir dor ao envelhecer?

Mito – se a pessoa leva uma vida saudável, ela não sentirá dores crônicas ao envelhecer, ou seja, não é normal sentir dores apenas pelo fator envelhecimento. Se as dores persistirem, um médico deverá ser consultado para que seja possível identificar o real motivo da dor e a forma de tratamento mais adequada.

É possível viciar em remédios para dor?

Verdade – esse é um dos grandes problemas da automedicação, pois o fato de abusar de medicamentos para dor sem a orientação de um profissional e por um longo período pode fazer com que o corpo se torne dependente da droga. Essa é só uma das razões pelas quais é importante evitar a automedicação e procurar o médico novamente até no caso de o tratamento indicado inicialmente não ter surtido o efeito desejado.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: