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8 coisas sobre alimentos saudáveis que parecem verdade, mas não são

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Na busca pela saúde perfeita, muita gente busca se adequar a um estilo de alimentação mais saudável. Só que nesse caminho, algumas informações desencontradas, ou mesmo mitos comuns sobre o assunto, podem levar a pessoa a cometer alguns equívocos.

Para ilustrar isso, vamos mostrar a seguir alguns exemplos de mitos comuns sobre alimentos considerados saudáveis. Confira!

Mitos comuns sobre alimentação saudável

Mitos comuns sobre alimentação saudável

Ovos vermelhos não são mais nutritivos que ovos brancos

Ao observas os ovos vermelhos e os ovos brancos, uma pessoa pode até identificar a cor da pena da ave que o botou: galinhas brancas só botam ovos brancos e as vermelhas botam ovos vermelhos. Quanto a um ser melhor que o outro, tudo não passa de um mito, já que ambos têm o mesmo valor nutricional.

Alimentos frescos são melhores que os congelados

Dizem que a ervilha recém-descascada possui mais vitaminas do que as ervilhas congeladas, mas isso também não é verdade absoluta. Ervilhas in natura normalmente percorrem uma grande distância até chegar ao destino de venda, ou seja, o calor, ar e água que ela recebe na viagem, podem fazê-la perder parte de seus nutrientes.

Sal do mar possui menos sódio

Existem diferentes tipos de sal à venda no mercado, e alguns ainda mostram na embalagem o selo de natural. Mas será que o sal marinho possui menos sódio? Informações sugerem que ele pode ter praticamente a mesma quantidade de sódio que o sal de mesa, o que pesa em favor dele, é que é preciso usar uma quantidade menor para temperar os alimentos.

Quanto mais vinho melhor

Muitos médicos recomendam que os pacientes consumam uma dose de vinho diariamente, pois isso pode trazer vários benefícios a saúde. Só que muita gente confunde e acha que pode beber à vontade e isso estará sendo benéfico. Um ledo engano. Para a saúde, a recomendação é uma dose por dia, passando disso, não há benefícios.

Açúcar escuro é muito mais saudável que o branco

O açúcar escuro nada mais é que um açúcar branco que foi misturado com melaço. Mesmo que o melaço seja rico em sais minerais, a quantidade presente no açúcar escuro é mínima, logo as propriedades são praticamente iguais às do açúcar branco.

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Suco de fruta natural é melhor

Um copo de suco de fruta natural possui apenas uma porção da fruta. Além disso, o suco de fruta possui mais caloria que a fruta em si, possuindo também pouca fibra. Já a fruta inteira garante todas as vitaminas e fibras, ajudando na sensação de saciedade. Dito isso, a fruta é melhor que o suco da fruta.

Alimento orgânico é mais saudável

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem conservantes, pesticidas e fertilizantes tóxicos ou que não são geneticamente modificados. Esse tipo de alimento é bom para o meio ambiente, mas não é mais nutritivo ou saudável que os não orgânicos.

Pão escuro é melhor que o branco

Uma coloração mais escura, não significa que o pão seja integral. Ele pode ter apenas uma massa corante caramelo ou porção de trigo integral. Por si só, o fato de ser escuro, portanto, não quer dizer que ele seja mais saudável que o branco.

É preciso ler a embalagem pra ver se a palavra “grão integral” está presente, ou prestar atenção na lista de ingredientes, já que no pão integral, a lista de itens inclui: trigo integral, aveia, centeio integral, milho de grãos inteiro, cevada, quinoa, trigo sarraceno ou arroz integral.


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