Topo

Fatores que podem prejudicar a fertilidade masculina e você provavelmente não sabia

5.00 / 5 - 1
Comente

Casos de infertilidade na ala masculina podem ser mais comuns do que muitos imaginam, e embora existam tratamentos para reverter boa parte dos problemas relacionados à fertilidade, é de suma importância que os homens se mantenham atentos a alguns fatores de risco.

A seguir, por exemplo, apresentamos alguns desses fatores que podem ser grandes vilões da fertilidade masculina. Veja!

Fatores que podem prejudicar a fertilidade masculina e você provavelmente não sabia

fatores-prejudicam-fertilidade-masculina

DST

As doenças sexualmente transmissíveis como a gonorréia e a clamídia, que são causadas por bactérias, podem atrapalhar o sonho de ter um filho. Nos homens essas doenças pode desencadear uma inflamação nos testículos e no epidídimo, uma estrutura sobre o par de glândulas masculina. Dessa forma a passagem dos espermatozoides é bloqueada.

Peso

Estar a cima do peso pode fazer com que a temperatura dos testículos aumentem, e isso pode prejudicar a qualidade do sêmen. Ter uma dieta saudável rica em verdura, legumes e frutas, combinada à prática de exercícios físicos, é o ideal para quem deseja ter filhos.

Leia também:

Telefone no bolso

De acordo com cientistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra, deixar o celular no bolso por muito tempo ou ter longo contato diário com a radiação do celular, faz com que a proporção dos gametas masculinos caia 8%. Aparentemente a radiação causa estragos no DNA das células.

Idade

Até pouco tempo atrás se acreditava que o homem poderia ter filho facilmente ao longo de toda a vida. Mas, descobriu-se recentemente que após os 50 anos de vida qualidade da produção dos espermatozoides começa a cair, o que afeta diretamente a quantidade de esperma produzida.

Anabolizantes

Os anabolizantes são substâncias à base de testosterona, e são usados de maneira ilegal por homens que desejam ganhar músculos fácil e rapidamente. O fato, porém, é que essa substância tende a causar efeito negativo no que diz respeito à fertilidade.

Isso acontece porque com o uso de anabolizante o indivíduo pode sofrer uma redução no numero de espermatozóides, podendo até chegar ao ponto de ficar estéril. Além disso, o uso de anabolizantes pode trazer uma série de outros problemas relacionados à saúde.

Álcool, fumo e cia

O mal que o cigarro pode trazer para os órgão sexuais não é segredo pra ninguém. Os vários componentes químicos presentes no cigarro, tais como o cádmio, podem se alojar nos testículos permanentemente. Não obstante, o fumo também pode agredir os vasos sanguíneos, dificultando a passagem de oxigênio para o saco escrotal. A regra também é válida nos casos da cocaína, álcool e maconha.

Varizes

Uma grande vilã na fertilidade masculina é a varicocele, uma espécie de variz formada no saco escrotal. O líquido vermelho fica represado, elevando assim a temperatura da bolsa que guarda os testículos. Com o calor intensivo a produção dos espermatozoides pode pode acabar sendo comprometida.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: