Topo

Quer ter uma alimentação saudável? Comece pelo arroz - veja dicas

5.00 / 5 - 1
Comente

O arroz é sabidamente um dos alimentos mais comuns da culinária brasileira, e isso está longe de ser algo ruim. Rico em carboidratos e essencial em qualquer tipo de dieta, ele é capaz de oferecer uma saciedade bem maior que aquela proporcionada pela batata ou pelo macarrão, por exemplo.

Mas, apesar de todos os benefícios que oferece, o alimento demanda cuidado no preparo, para que depois de pronto ele continue saudável. Excessos de óleo, tempero pronto, e até de sal, podem acabar comprometendo o alimento e o tornando mais nocivo que benéfico.

Leia também:

Sabendo disso, decidimos apresentar a seguir então algumas dicas que podem ser de grande utilidade a quem quer adotar um padrão de alimentação mais saudável, ela inclui detalhes das práticas que devem ser evitadas no preparo do arroz. Veja!

Quer ter uma alimentação saudável? Comece pelo arroz – veja dicas

alimentacao-saudavel-arroz

Evitar arroz com temperos prontos

Por trás do sabor do tempero pronto, estão os mesmos riscos oferecidos pelos alimentos industrializados. De acordo com nutricionistas, o tempero pronto reserva grandes quantidades de cloreto de sódio, usado para manter a conservação do produto. E esse excesso de cloreto de sódio pode agravar quadros de hipertensão e doenças cardiovasculares.

Evitar arroz frito na manteiga

De acordo com nutricionistas, a manteiga é considerada uma gordura animal que pode até ser comparada à banha de porco. E quando utilizada para refogar o arroz ela elimina todos os nutrientes do grão, aumentando assim as taxas de colesterol ruim.

Incremente o arroz com cenoura

Uma ótima maneira de variar o arroz de forma saudável é incrementá-lo com cenoura. O legume é fonte de vitamina A, que tem efeito antioxidante e se revela fundamental para visão. Não obstante, o alimento ainda é rico em fibras e possui baixo valor calórico.

Incrementar arroz com ervilha

A ervilha, assim como o feijão, pode adicionar boas quantidades de aminoácidos ao prato, portanto, na falta de um, não pense duas vezes em recorrer ao outro, eles possuem propriedades similares.

Vale ressaltar, contudo, que a ervilha só oferece a totalidade dos nutrientes se consumida in natura, já que a versão em conserva perde boa parte de suas propriedades. O mesmo ocorre com a seleta de legumes.

Uma das vantagens do arroz com ervilha é deixar os pratos das crianças mais coloridos, ajudando assim na introdução de novos alimentos à dieta infantil.

Preparar o arroz com o brócolis

Os brócolis são ricos em fibras, ácido fólico, vitamina C, ferro, cálcio e magnésio, e combinam perfeitamente com massas. Para não perder os nutrientes dos brócolis, o ideal é que ele seja cozido juntamente com o arroz, assim os nutrientes ficam na água e consequentemente no alimento.

Evitar arroz com frios

Os nutricionistas alertam que os alimentos embutidos são ricos em gordura saturada, sódio e conservantes, não agregando, portanto, nenhum valor nutricional ao prato. Mas se ainda assim você deseja usar os embutidos para temperar o arroz, procure consumi-los com carne branca.

Aderir ao arroz à grega

O arroz a grega é delicioso e possui excelentes temperos, sendo incrementado ainda com itens como o milho, que é um carboidrato complexo, a ervilha, que possui um valor similar ao do feijão quando combinado com arroz, e a cenoura. A combinação pode fornecer boas doses de aminoácidos necessários ao corpo.

Aderir ao arroz com alho e cebola

Esse é o prato mais saudável em se tratando do arroz, pois, a cebola é rica em flavonóides, antioxidante também é encontrado no alho cru.

A dica é refogar o arroz usando apenas o alho e a cebola, dispensando até mesmo o azeite, já que este quando aquecido perde suas propriedades. Para refogar use um pouco de água, dessa forma não há necessidade de óleo durante o preparo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: