Topo

Dores nas costas: como evitar o problema durante o home office

Comente

Trabalhar em casa acabou se tornando a rotina de muitas pessoas durante o período de pandemia. As pessoas acabaram tendo que deixar as suas rotinas de trabalho em escritório para transformar a sua casa no próprio ambiente profissional, como uma das medidas de distanciamento social para evitar o contágio mais intenso da Covid-19.

Mas a rotina do home office, que muitas pessoas sempre tiveram como sonho e objetivo profissional, acabou se mostrando mais difícil para algumas pessoas. Além de toda a dificuldade de separar a vida em casa da vida profissional, muitas pessoas acabaram adotando uma rotina de trabalho considerada pouco saudável. 

Dentre os principais problemas que as pessoas podem ter ao trabalhar em casa sem os devidos cuidados é a dor nas costas. Na verdade, este é um problema que faz parte do dia a dia de bilhões de pessoas ao redor do planeta, mas ela tende a piorar quando não são tomadas as devidas precauções. 

Dores nas costas: como evitar o problema durante o home office

Veja também:

De acordo com uma pesquisa feita recentemente pela ISE Business School, de São Paulo, 80% dos gestores disseram gostar de trabalhar em home office. Entre os benefícios de realizar as funções remotamente, podemos destacar a comodidade de estar em casa, poder ficar mais próximo dos familiares e não precisar se locomover até o trabalho, evitando o trânsito e a superlotação do transporte coletivo.

Por outro lado, existem algumas questões negativas que surgem desta situação. E uma delas é o fato de que as pessoas simplesmente não possuem um local apropriado para trabalhar em casa. Especialmente em relação a ergonomia, com cadeiras apropriadas e mesas que ajudam as pessoas a manter um posicionamento correto diante as horas que elas passam diante do computador. 

Saiba o que deve ser feito para que as pessoas evitem ter dores nas costas durante o home office:

Movimente-se com frequência

Algo que as pessoas não costumam ficar atentas é ao fato de que a dor nas costas está muito mais relacionada com a falta de movimento do que ao movimento em sí. Por isso é que as pessoas costumam ter dores quando ficam muito tempo em uma mesma posição, como sentada na frente do computador. E essas dores costumam ser amplificadas quando a cadeira não é adequada. 

Por isso, a recomendação é se movimentar com uma certa frequência pela casa, fazendo pausas pelo menos a cada 1 hora de trabalho direto na frente do computador. Utilize o espaço disponível em casa mesmo, para dar uma caminhada, espichada, e boa respirada. Caso as pessoas achem que não conseguem se lembrar sozinhas de fazer isso, é recomendado configurar lembretes no celular ou no computador para lembrar de dar uma volta. 

Verifique e corrija sempre a postura

A postura diante da tela deve sempre ser revista e corrigida durante o turno de trabalho. Algo que muitas pessoas costumam fazer é inclinar-se prolongadamente para frente, o que causa uma serie de prejuízos para a saúde da coluna de uma forma geral. É fundamental que a pessoa consiga manter uma postura ereta durante o tempo inteiro que estiver trabalhando. 

Além disso, é importante se recostar bem na cadeira para que a coluna aproveita todo o apoio a lombar. Por isso que as cadeiras ergonômicas para escritórios costumam ser mais interessantes, pois elas possuem algumas curvaturas que ajudam neste processo de acomodação das costas. 

Cuidado com a altura da tela

Outro elemento muito importante e que precisa de um certo cuidado é a tela do computador. Este é o objeto que via direcionar os olhos e o pescoço.

Quando ela fica em uma altura muito baixa, a tendencia é de que a pessoa tenha que forçar o pescoço para baixo durante uma boa quantidade de tempo do dia, o que gera uma série de dores. 

Para saber se a tela está em uma altura boa, é importante ficar atento aos olhos, que devem estar voltados para o centro da tela. Assim, o pescoço não vai ficar esticado nem para baixo e nem para cima. A tela também deve estar sempre na frente da pessoa, nunca na lateral. 

Utilize o alto-falante do telefone

Outra coisa que pode realmente causar uma grande dor na coluna que as pessoas costumam fazer no dia a dia de trabalho é tentar falar ao telefone e continuar trabalhando no computador ao mesmo tempo. Com isso, muitas pessoas prendem o telefone com o ombro e ficam com a cabeça completamente torta. 

Nestes casos, a tecnologia existe para nos ajudar. Por isso, o mais recomendado nestas situações é utilizar o alto-falante do telefone no viva-voz, ou então utilizar um fone. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: