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6 dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

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O isolamento social e a quarentena acabaram se tornando as principais recomendações oferecidas pelos órgãos internacionais de saúde para combater a crise do novo coronavírus. O motivo é a característica desta família de vírus, que acaba fazendo com que o processo de infecção e de transmissão aconteça muito rapidamente e de forma exponencial, passando de uma pessoa para a outra. 

Com isso, milhões de pessoas estão deixando de fazer suas atividades do dia a dia como estavam acostumadas e adotando as recomendações para ficarem dentro das suas casas, sem ter contato com outras pessoas que não sejam aquelas do seu círculo familiar mais próximo. Mas isso nem sempre é algo simples e fácil de ser feito, e pode causar uma série de danos, especialmente na saúda mental.

Por isso, é fundamental ter atenção e cuidados para que as pessoas consigam encarar este momento complicado da melhor forma possível. Confira algumas dicas para manter a saúde mental em tempos de quarentena:

6 dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

Mantenha uma rotina

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Mesmo que ficar em casa possa ser encarado como um tempo livre, ele pode se tornar prejudicial quando as pessoas ficam confinadas em um mesmo espaço, sem ter a liberdade de ir para outros locais. Então talvez você possa tentar manter uma rotina, parecida com os dias normais de trabalho e de estudo, ou então criar uma rotina completamente nova, adaptada às suas condições disponíveis de local e, principalmente, de estado emocional de cada dia. 

Teste diversificar as atividades no dia a dia

O ideal é variar as atividades, mesmo dentro de casa: estudar, trabalhar, ler, ver televisão, jogar, se exercitar, brincar com os animais... as possibilidades são diversas, mesmo dentro de casa. Mas se houverem dias em que passar o dia inteiro fazendo a mesma coisa for acolhedor, se permita.

Faça atividades físicas

Os exercícios são fundamentais, não apenas para cuidar da saúde do corpo, mas também faz muito bem para a mente. A dica é aproveitar os diversos programas e treinos que são oferecidos pela internet, muitos deles gratuitos, para se exercitar dentro de casa. Mas não precisa se cobrar, caso não esteja se sentindo disposto ou animado, é completamente compreensível, durante a pandemia, se sentir um pouco desmotivado em alguns dias.

Filtre a informação

Informação é fundamental em tempos de crise, mas as pessoas precisam ter cuidados e filtros. Não é saudável ficar o dia inteiro assistindo as notícias sobre a crise, já que isso pode gerar ansiedade. Veja notícias de fontes seguras e alterne seu consumo de informações para coisas que não sejam exclusivamente sobre a pandemia.

Durma o necessário

A quarentena pode ser uma excelente oportunidade de as pessoas finalmente dormirem a quantidade de horas recomendada, que é de 8 horas. Mas se houverem dias em que você esteja menos disposto, se permita também relaxar mais, caso precise.

Tente aprender coisas novas

Caso sinta-se à vontade, você pode utilizar o tempo que está sobrando para aprender coisas novas. Hoje em dia, com a internet, é muito mais fácil ter acesso a uma série de informações, cursos e afins sobre os mais variados temas.

Mas lembre-se, estamos vivendo um momento bastante único na história, que gera em todos nós muitas inseguranças e oscilações de humor, então não se obrigue a ser produtivo, o mais importante é cuidar da sua saúde física e mental!




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