Topo

6 dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

Saiba como manter a mente sã durante o isolamento social.
Publicidade
Comente

O isolamento social e a quarentena acabaram se tornando as principais recomendações oferecidas pelos órgãos internacionais de saúde para combater a crise do novo coronavírus. O motivo é a característica desta família de vírus, que acaba fazendo com que o processo de infecção e de transmissão aconteça muito rapidamente e de forma exponencial, passando de uma pessoa para a outra. 

Com isso, milhões de pessoas estão deixando de fazer suas atividades do dia a dia como estavam acostumadas e adotando as recomendações para ficarem dentro das suas casas, sem ter contato com outras pessoas que não sejam aquelas do seu círculo familiar mais próximo. Mas isso nem sempre é algo simples e fácil de ser feito, e pode causar uma série de danos, especialmente na saúda mental.

Por isso, é fundamental ter atenção e cuidados para que as pessoas consigam encarar este momento complicado da melhor forma possível. Confira algumas dicas para manter a saúde mental em tempos de quarentena:

6 dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

Mantenha uma rotina

Publicidade

Mesmo que ficar em casa possa ser encarado como um tempo livre, ele pode se tornar prejudicial quando as pessoas ficam confinadas em um mesmo espaço, sem ter a liberdade de ir para outros locais. Então talvez você possa tentar manter uma rotina, parecida com os dias normais de trabalho e de estudo, ou então criar uma rotina completamente nova, adaptada às suas condições disponíveis de local e, principalmente, de estado emocional de cada dia. 

Teste diversificar as atividades no dia a dia

O ideal é variar as atividades, mesmo dentro de casa: estudar, trabalhar, ler, ver televisão, jogar, se exercitar, brincar com os animais... as possibilidades são diversas, mesmo dentro de casa. Mas se houverem dias em que passar o dia inteiro fazendo a mesma coisa for acolhedor, se permita.

Faça atividades físicas

Os exercícios são fundamentais, não apenas para cuidar da saúde do corpo, mas também faz muito bem para a mente. A dica é aproveitar os diversos programas e treinos que são oferecidos pela internet, muitos deles gratuitos, para se exercitar dentro de casa. Mas não precisa se cobrar, caso não esteja se sentindo disposto ou animado, é completamente compreensível, durante a pandemia, se sentir um pouco desmotivado em alguns dias.

Filtre a informação

Publicidade

Informação é fundamental em tempos de crise, mas as pessoas precisam ter cuidados e filtros. Não é saudável ficar o dia inteiro assistindo as notícias sobre a crise, já que isso pode gerar ansiedade. Veja notícias de fontes seguras e alterne seu consumo de informações para coisas que não sejam exclusivamente sobre a pandemia.

Durma o necessário

A quarentena pode ser uma excelente oportunidade de as pessoas finalmente dormirem a quantidade de horas recomendada, que é de 8 horas. Mas se houverem dias em que você esteja menos disposto, se permita também relaxar mais, caso precise.

Tente aprender coisas novas

Veja também:

Caso sinta-se à vontade, você pode utilizar o tempo que está sobrando para aprender coisas novas. Hoje em dia, com a internet, é muito mais fácil ter acesso a uma série de informações, cursos e afins sobre os mais variados temas.

Mas lembre-se, estamos vivendo um momento bastante único na história, que gera em todos nós muitas inseguranças e oscilações de humor, então não se obrigue a ser produtivo, o mais importante é cuidar da sua saúde física e mental!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: