Topo

Doenças e problemas de saúde que causam sensação de frio

Comente

Com o inverno chegando e as temperaturas diminuindo, é natural que as pessoas passem a sentir mais frio. Mas sempre existem aquelas pessoas que sentem frio em qualquer época do ano. Existem diversas situações que podem acabar levando o corpo a sentir um pouco mais frio nas temperaturas mais baixas, e algumas delas estão associadas a doenças ou sintomas que devem fazer com que essas pessoas fiquem mais atentas.

Em geral, pesquisas comprovam que as mulheres tendem a ter uma tolerância ao frio naturalmente mais baixa dos que os homens. No entanto, os médicos e pesquisadores ainda não sabem o que propriamente poderia causar essas mudanças de percepção, mas tudo indica que estaria relacionado a uma menor taxa metabólica no repouso que as mulheres tendem a ter quando comparado aos homens. 

Mas quando a sensação de frio continua ocorrendo repentinamente e de forma prolongada, mesmo naqueles dias nos quais a temperatura externa do ambiente pode ser considerada como quente e confortável, o que seria algo na faixa dos 23º aos 26º celsius, a sensação de frio deve ser investigada, pois pode ser o sintoma de algum problema mais grave de saúde que a pessoa pode estar passando. 

Doenças e problemas de saúde que causam sensação de frio

Confira alguns deles:

Anemia

Veja também:

A anemia é um problema relativamente comum, que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, e que também pode ser sintoma e sinal de uma série de outras doenças. De uma forma geral, podemos afirmar que a anemia é uma condição caracterizada basicamente pela deficiência de hemoglobina no sangue. Essa proteína acaba tendo como principal finalidade transportar oxigênio em nosso corpo.  E a ausência de glóbulos vermelhos leva á anemia, e além de frio o corpo também sente alguns outros sintomas, como fadiga, palidez, tonturas, etc. 

Doença renal

O frio nunca foi considerado como um sintoma que fosse levado em consideração em casos de doenças renais, mas isso mudou recentemente, depois da publicação de um estudo pela organização americana sem fins lucrativos AARP que afirma que o problema realmente pode acabar se tornando um gatilho para que as pessoas passem a ter uma sensação de frio mais constante ao longo dos dias. As doenças renais acabam fazendo com que o sangue acumule resíduos perigosos, uma vez que os rins deixam de funcionar como deveriam.

Má circulação

Muitas pessoas podem sentir que determinadas partes do seu corpo estão mais frias do que outras, mesmo que elas não tenham a sensação de frio. E isso costuma acontecer geralmente nas extremidades, como as mãos e os pés. E isso geralmente está relacionado a problemas de circulação, isso é, quando o sangue não chega nessas áreas. Dentre outras coisas que também podem ser sentidas nas mesmas extremidades estão formigamento, dormência, dor nos membros e também algumas cãimbras. 

Doença de Raynaud

Mesmo com este nome complicado, essa é uma doença que tem aumentado em relação a sua presença na população adulta do mundo. Ela também está relacionada a condição anterior, já que é considerada como um distúrbio da circulação sanguínea. Com isso, um dos principais sintomas da doença é fazer com que as pessoas sintam que suas mãos e seus pés estão gelados. O frio pode aparecer esporadicamente ou ser causado por determinados acontecimentos (que podem durar de minutos a horas). Quando se tem um episódio de frio, recomenda-se mexer e massagear as partes afetadas para promover a circulação e gerar calor.

Problemas de tireoide

Geralmente a tireoide acaba sendo associada somente ao peso da pessoa naquele momento. Ou seja, quando as pessoas estão muito acima ou quando estão muito abaixo daquele que pode ser considerado como o seu peso ideal. Mas existem alguns outros sintomas que também estão diretamente relacionados aos problemas de tireoide, como frio em excesso, fadiga, pele seca, cabelo amis fino e quebradiço, dentre outros. 

Vasos sanguíneos

Mais um problema de saúde que também está relacionado a circulação do sangue de uma forma geral no corpo das pessoas. Os vasos também são fundamentais na tarefa de levar o sangue para todos os locais do corpo, e quando existe algum problema o fluxo pode se tornar irregular, especialmente em pernas e braços. E quando o sangue não chega corretamente nesta parte do corpo, a sensação de frio tende a amentar. 

Diabetes

Pessoas diabéticas tendem a ter mais problemas circulatórios, e isso faz com que frequentemente reclamem de frio. A doença, se não for tratada e controlada corretamente, pode causar um dano nervoso que provoca frio, e que geralmente acontece nos pés, fazendo com que estes pacientes também possam perder a sensibilidade e até mesmo a capacidade plena de movimento dessa parte do corpo. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: