Topo

Guia do streamer: confira programas essenciais para fazer live

Comente

Uma atividade que está vez mais em destaque entre pessoas de todas as idades, especialmente entre aqueles que gostam de jogar games é o streaming. A palavra se tornou um sinônimo para fazer uma live, ou uma transmissão ao vivo, que mostra as pessoas fazendo alguma coisa.

Normalmente elas estão jogando, mas elas podem estar fazendo outras coisas, como vendo vídeos ou apenas conversando. 

Mais do que uma forma específica de produzir conteúdo, uma série de pesquisas indicam que as páginas e os perfis que realizam este tipo de transmissão ao vivo tendem a crescer cerca de 70%. Isso porque serviços como as redes sociais tendem a dar um pouco mais relevância para este tipo de transmissão, mostrando elas de uma forma mais constante para o público, uma vez que as transmissões ao vivo geralmente são feitas para serem assistidas no momento em que são transmitidas. 

Veja também:

Para que isso seja possível, existem plataformas que oferecem uma série de funcionalidades para que essa transmissão seja possível. Além das plataformas que oferecem a possibilidade  de fazer a transmissão e mostrar elas para a maior quantidade de pessoas, existem também alguns softwares que devem ser utilizados em conjunto para que a transmissão possa ser personalizada. 

Confira algumas dicas de programas que podem ser utilizados para quem deseja começar a fazer transmissões ao vivo:

Guia do streamer: confira programas essenciais para fazer live

LiveStream Studio

Este é um software muito interessante para as pessoas que desejam concentrar a grande maioria das atividades relacionada ao stream. Ele se tornou muito famoso, sendo utilizado até mesmo por grandes empresas e emissoras que fazem este tipo de transmissão, contando com uma série de funcionalidades. Ele conta com um switch próprio que oferece uma série de possibilidades para o controle da transmissão. Mas ele se trata de um programa pago, por isso é recomendado para quem realmente deseja levar a atividade a sério. 

Xsplit BroadCaster

Atualmente esse programa está sendo considerado como um dos melhores para fazer streaming. Um dos seus principais diferenciais quando comparado com seus principais concorrentes é o fato de não ocupar muita memória e nem consumir uma grande quantidade de recursos do computador. Além disso, ele conta com uma versão gratuita para os usuários que oferece uma série de ferramentas e que pode ajudar aqueles que querem apenas experimentar o programa antes de investir uma quantidade maior de dinheiro em um software desta natureza.

OBS Studio

Um dos pioneiros dentro do segmento de programa para stream. Começando pela grande vantagem: ele é completamente gratuito. As pessoas podem utilizar a ferramenta sem qualquer tipo de restrição. Além disso, todo o projeto é realizado em código aberto, o que acaba se tornando ainda mais interessante, uma vez que constantemente o programa recebe melhorias da comunidade. Ele conta com versões para Windows, MAC e Linux. Dentre suas ferramentas os destaques são as diversas câmeras e monitores que podem ser acompanhados ao mesmo tempo. 

Ciclano

O Ciclano é uma ferramenta que perite a conexão entre 50 redes ao mesmo tempo. Os usuários que utilizam este programa podem transmitir a sua sessão ao vivo diretamente para serviços como o Facebook, YoouTube, Instagram, Twitch, dentre outros. Além disso, ele conta com outras ferramentas, como a possibilidade de responder comentários e interações de todas essas redes em uma só tela. Ele também oferece a possibilidade de agendar vídeos para que eles sejam exibidos como se estivessem ao vivo.

Reflector

Este é um serviço muito interessante que, na verdade, é mais focado em quem deseja realizar lives do celular, ao invés de transmissões de jogos do PC ou de console. Ele trabalha com o sistema de espelhamento de tela. Ou seja, tudo o que aparece na tela do smartphone do usuário acaba sendo transmitido em tempo real pelo serviço. A conexão é feita por AirPlay, no caso de iPhones, ou Google Cast, se for Android.

Crowdcast

Uma outra opção de programa e serviço que pode agradar determinados tipos de usuários, especialmente aqueles que buscam uma preparação rápida e simples antes das lives. Ele pode ser configurado rapidamente através do acesso de um link único, sem que as pessoas tenham que fazer um download. A plataforma distribui a transmissão para o Facebook Live, Periscope e YouTube Live, além de permitir a interação e engajamento com os participantes. 

StreamYard

Já este software frequentemente surge como indicado especialmente pela sua facilidade de uso, se mostrando bem intuitivo. Ele permite fazer transmissões ao vivo diretamente para diversos serviços e redes sociais ao mesmo tempo, incluindo Facebook, YouTube, Periscope, Twitch ou Linkedin. Ele também permite que sejam inclusos até 6 usuários ao mesmo tempo e mostra comentários do público em tempo real, não importa de qual serviço estão vindo as interações. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: