Topo

Inverno: Conheça alguns hacks da vida para ficar quentinho nos dias frios

Comente

A chegada do inverno, especialmente nos estados que ficam na parte de baixo do mapa do Brasil, geralmente inicia uma discussão que ganha força especialmente nas redes sociais. Afinal, o inverno realmente pode ser considerado como a melhor estação do ano? Aquelas pessoas que adoram comer bem e se aquecer diante de uma lareira defendem, enquanto aqueles que morrem de frio e que amam torrar no sol detestam. 

Mas, gostando ou não, o fato é que o inverno chega todos e, junto com o frio, é importante ficar atento ao que pode ser feito para minimizar os efeitos.

O frio, mesmo sendo considerado como aconchegante por muitas pessoas, traz uma série de riscos. O corpo precisa queimar mais calorias para se manter aquecido, mas isso significa que as pessoas tendem a comer mais do que precisam. 

Veja também:

Além disso, as temperaturas mais frias tendem a deixar o corpo um pouco mais desprotegido para determinados tipos de ameaças, especialmente as doenças consideradas respiratórias. Dessa forma, as gripes e os resfriados se tornam mais comuns. E neste ano temos ainda a pandemia de Covid-19, que traz sintomas muito parecidos com o de uma gripe nos primeiros momentos. 

Confira alguns hacks da vida que podem ajudar a te manter bem aquecido durante o inverno:

Feche bem as portas e janelas de casa

Para evitar que o ar frio entre o tempo inteiro dentro de casa, é fundamental manter todos os buracos da casa muito bem fechados. Os principais são as portas e as janelas. Mas também existem aqueles que podem acabar passando batido pelas pessoas, como as frestas que geralmente ficam abertas nestas mesmas portas e janelas. E elas podem acabar se tornando responsáveis por tornar o ambiente interno muito frio. 

Existem opções de lâminas de plástico removíveis que podem ser utilizados para este fim. Existem também as famosas “cobras” ou “minhocas” que podem ser colocadas na parte de baixo da porta e ajudam a evitar que o ar frio entre por este espaço também. 

Utilize plástico bolha para isolar janela

O plástico bolha é um item utilizado geralmente quando as pessoas precisam mandar algum tipo de encomenda pelos correios ou qualquer outra forma de transporte. Mas eles são mais úteis do que isso. Eles também se tornam excelentes isolantes térmicos, justamente por causa das suas bolhas de ar.

Por isso, eles podem ser utilizados para isolar aquelas janelas que não fecham muito bem, por exemplo. Mas, para que eles funcionem, não é recomendado que as pessoas fiquem estourando as bolhas, apesar de ser irresistível. 

Mantenha os cômodos não utilizados fechados

Controlar as corretes de ar que circulam dentro de um determinado ambiente também pode ser considerado como um dos grandes segredos para manter a casa quentinha. E uma das formas de fazer isso é manter os ambientes mais isolados, fechando as portas de todas aquelas peças que não estão sendo utilizadas. Além de evitar que o ar frio entre, as portas fechadas também ajudam a manter o calor interno contido, que é produzido pelo próprio corpo humano ou qualquer outra fonte de calor artificial.

Aumente a quantidade de tapetes e cortinas

Estes são outros itens que nem sempre são utilizados dentro de casa mas que podem fazer toda a diferença para deixar um espaço um pouco mais quentinho.  Quanto mais grossos forem os tecidos utilizados nestes espaços, maior quantidade de calor ele poderá reter, o que sempre ajuda no inverno. Mas nunca esqueça que eles devem ser limpos constantemente, pois acabam juntando muita poeira que podem acabar causando as mais variadas doenças respiratórias. 

Faça uma comida saborosa

Está tudo certo também se a comida não ficar com o gostinho do almoço da vovó, mas o importante é que cozinhar também costuma ser muito interessante para manter uma casa aquecida. O calor emitido pelo fogo ou pelos aparelhos elétricos utilizados durante o preparo do alimento pode ser mantido com o controla dos ambientes. Além disso, a própria comida quentinha acaba tendo o poder de manter o nosso corpo aquecido. E geralmente a comida preparada em casa é mais quente do que aquela pedida pelo delivery. 

Faça um aquecedor caseiro

Essa é uma dica para quem quer ter uma fonte de calor dentro de casa. Mas nada de apelar para as soluções perigosas, como fazer fogueiras dentro de ambientes fechados ou colocar álcool em lata de alumínio. Além do risco de incêndio, a queima do oxigênio em ambiente fechados aumenta o risco de intoxicação por gás carbônico. Para se manter aquecido de forma segura, a receita é:

- 2 vasos de cerâmica de tamanhos diferentes, um precisa ser maior que o outro o suficiente para sobrepô-lo e o maior deve ter um furo na base.
- 4 velas
- Uma base (pode ser um prato ou uma forma de bolo de vidro ou cerâmica)

Posicione as velas na base e cubra-as, deixando uma fresta, com o primeiro vaso. Acenda-as e cubra tudo com o segundo vaso (o maior), permitindo que o ar circule. O resultado é um radiador de calor que dura por cerca de seis horas, o tempo médio de vida das velas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: