Topo

Dicas importantes para o alívio das crises de sinusite

Comente

A sinusite é uma inflamação que acomete dos seios da face e podem causar obstrução e secreção nasal, além da sensação de cabeça pesada e uma série de outros incômodos sintomas relacionados.

A sinusite pode ser classificada como aguda, que é aquela que possui duração de doze semanas ou menos com todos os sintomas, ou também pode ser crônica, que é o tipo que dura mais de doze semanas com todos os sintomas.

As causas da sinusite são diversas, podendo ser viral (provocada por vírus), bacteriana (causada por baterias), alérgica (causada por algum tipo de reação alérgica do corpo) e até fúngica (causada por fungos). Vale dizer que é no inverno que a sinusite ataca com maior frequência, mas mesmo no verão não é possível fugir totalmente desse mal.

Em todo caso, o médico deve ser consultado, no entanto, alguns cuidados preliminares podem ajudar a amenizar as crises relacionadas ao problema. A seguir você confere uma relação de dicas nesse sentido. Veja!

Dicas e truques para para amenizar os sintomas da sinusite

Dicas de sinusite

Vinagre de maçã

Segundo especialistas, fazer uma solução de vinagre de maçã com água quente e mel e beber uma xícara dessa mistura uma vez por dia é algo muito útil para aliviar os sintomas da sinusite.

Menta

Outra dica válida, é fazer uma mistura de água e menta em uma vasilha, levá-la ao fogo e quando começar a ferver respirar o vapor, isso serve para descongestionar a mucosa nasal. Só é preciso cuidado para não se queimar com o vapor.

Extrato de semente de uva

Informações sugerem que o extrato da semente de uva é um antibiótico natural, ele pode ser encontrado em farmácias como spray nasal ou mesmo fabricado em casa. A solução caseira seria espremer as sementes com espremedor e depois pingar algumas gotas do líquido no nariz usando um conta-gotas.

Leia também:

Água e gengibre

Uma solução caseira usada por quem quer descongestionar a mucosa nasal é ferver um pouco de água com gengibre, molhar uma toalha com o líquido e cobrir o rosto com ela até que esfrie. É bom ter certeza de que a toalha não está tão quente a ponto de causar queimaduras.

Espinafre e hortelã

Bater um suco de espinafre com hortelã é também uma solução usada por quem quer minimizar os sintomas da sinusite. A receita pode ser incrementada com mel e/ou água de coco, que ajudam a melhorar o sabor.

Cenoura

A cenoura também é uma ótima aliada no combate aos sintomas da sinusite, é sempre bom adicioná-la em preparos de sucos.

Eucalipto

As folhas do eucalipto possuem propriedades antissépticas e ajudam a evitar as inflamações da cavidade nasal. Fazer um chá com as folhas do eucalipto e aproveitar para inalar o seu vapor é uma boa alternativa. A ingestão do chá em seguida também pode ajudar.

Lavagem nasal

Especialistas orientam que antes de fazer qualquer tipo de tratamento mesmo que caseiro o paciente saiba o tipo de sinusite que possui e suas reais causas, daí a importância de uma consulta ao médico.

Apesar disso, recomenda-se o hábito de lavar as narinas com solução fisiológica 0,9% em abundância diariamente, como prevenção a estase de secreção e prevenindo crise de sinusite.

Ingestão de água

Ingerir uma boa quantidade de água diariamente ajuda a manter o corpo hidratado e isso é importante também para ajudar a diminuir os bloqueios dos seios da face.

Estima-se que a quantidade mínima de água que deve ser ingerida durante o dia, seja a quantidade de ML resuntante da multiplicação do peso da pessoa, vezes 30. Isso significaria, por exemplo, que quem pesa cerca de 70 quilos, deveria consumir cerca de 2100 ml de água, ou seja, 2 litros e 100 ml.

Cigarro

Para quem sofre com a sinusite (e até quem não sofre), é sempre uma boa ficar longe do cigarro e pessoas fumantes. O tabaco causa irritação no nariz e sua fumaça dificulta a limpeza nasal criando secreções.

Ar condicionado

O ar condicionado retira a umidade do ar para deixar o ambiente mais frio, isso além de favorecer a concentração de poluentes, pode trazer o acúmulo de poeira, que é prejudicial a quem sofre com sinusite. Por isso ao usar o ar condicionado é importante usar também um umidificador de ar e fazer a limpeza do aparelho regularmente.




Comentários (1) Postar um Comentário

Roberval Lee comentou:

Maravilha !! obrigado !! pois sofro com a NARINA sempre entupida !!!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: