Topo

Dentes sensíveis: 1 mito e 7 verdades que você precisa conhecer sobre esse incomôdo problema

5.00 / 5 - 2
Comente

Se você não tem, é provável que ao menos conheça alguém que possui dentes sensíveis, certo? Isso acontece porque se trata de um problema consideravelmente comum, mas o fato, porém, é que esse é um assunto ainda cercado de muitos mitos, o que por vezes pode até assustar quem sofre com o problema.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir informações que ajudarão a elucidar algumas das dúvidas mais comuns sobre o tema. Veja!

Mito e as verdades a respeito da sensibilidade dos dentes

Mito e as verdades a respeito da sensibilidade dos dentes

Sensibilidade nos dentes é uma doença?

Mito – especialistas consideram que a hipersensibilidade é apenas uma condição e não necessariamente uma doença.

Geralmente ela é causada por alguns problemas comuns na região bucal, o que inclui a retração gengival e outros decorrentes escovação inadequada dos dentes. Vale ressaltar, no entanto, que em alguns casos a sensibilidade pode estar relacionada a algo mais sério, como a gengivite, por exemplo.

Leia também:

O jeito de escovar os dentes influencia na sensibilidade!

Verdade – quando os dentes são escovados com muita força ou com escova que possui cerdas muito duras, pode ocorrer um desgaste do esmalte dos dentes, o que consequentemente provoca ou agrava o quadro de sensibilidade.

Dito isso, a dica é prezar pela escovação com escovas macias, conduzindo o processo com leveza e calma para que apenas os restos dos alimentos sejam eliminados. O risco de ter dentes sensíveis nesse caso tende a ser menor.

Mascar chiclete alivia a hipersensibilidade!

Verdade – segundo especialistas, a goma de mascar estimula a salivação, o que contribui para o processo de remineralizarão dos dentes. Apesar disso, é sabido que as gomas comuns possuem açúcar, que sabidamente prejudica a saúde dos dentes. A dica então é consumir apenas chicletes que não possuem açúcar.

Clareamento dental deixa os dentes sensíveis!

Verdade – as substâncias usadas em procedimentos de clareamento dental, podem penetrar no esmalte e alcançar a dentina, o que para determinados especialistas pode eventualmente deixar os dentes mais sensíveis.

Visitar o dentista periodicamente pode ajudar a prevenir a sensibilidade!

Verdade – especialistas aconselham que o dentista seja visitado pelo menos uma vez a cada seis meses, dessa forma é possível tratar ou diagnosticar precocemente os problemas bucais, o que inclui naturalmente o da sensibilidade dos dentes.

Determinados cremes dentais ajudam a proteger os dentes sensíveis!

Verdade – certos cremes dentais podem ajudar a criar uma barreira protetora em torno da dentina, o que dá uma proteção aos estímulos externos. Quando o produto é usado diariamente o alívio da sensibilidade pode ser percebido rapidamente.

Consumir alimentos ácidos em excesso pode deixar os dentes sensíveis

Verdade – as comidas e bebidas ácidas, incluindo refrigerante e frutas cítricas, podem a longo prazo acabar amolecendo o esmalte dos dentes. Como consequência disso é provável que ocorra uma erosão ácida, que por sua vez deixa os dentes mais sensíveis.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: