Topo

Conheça alimentos que podem ajudar no controle da gastrite

5.00 / 5 - 1
Comente

Só quem sofre com gastrite, sabe como é sofrer as típicas dores com enjoos e queimação no estômago, não é verdade? O fato é que essa inflamação na mucosa do estômago, atinge muita gente na atualidade, pelo que os pacientes, se veem obrigados a mudar a alimentação, excluindo determinados itens da dieta diária.

Felizmente, existem alguns alimentos saborosos que podem contribuir com a nova dieta até ajudando a controlar o problema. A seguir você confere alguns desses alimentos que podem ser benéficos, segundo a visão de especialistas em nutrição.

Veja alimentos que ajudam controlar a gastrite

Alimentos para ajudar a controlar a gastrite

Hábitos na mesa

Uma primeira dica geralmente dada por nutricionistas é a de adotar o hábito de se alimentar de quatro a cinco vezes por dia em pequenas quantidades de cada vez.

Outra dica válida é a de consumir bolacha de amido de milho ou água e sal, além de frutas nos intervalos entre uma refeição e outra. Isso é bom porque quando o estômago fica vazio o suco gástrico corrói as paredes, o que acaba piorando a ferida.

Leia também:

Hortelã e alecrim

Os chás de hortelã e alecrim são ótimos aliados da digestão, essas ervas também atuam como calmantes para a digestão, reduzindo a acidez do estômago. O resultado disso é a diminuição dos sintomas da azia, incluindo cólicas e gases. Para obter um efeito satisfatório com as ervas o ideal é fazer a ingestão meia hora antes das refeições.

Frutas não acidas

Frutas como laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão são as frutas que pessoas com gastrite podem consumir sem problemas (o suco delas também é permitido). O ideal é consumir de quatro a cinco porções desses alimentos diariamente, sendo cada porção uma única fatia da fruta escolhida.

Suco de Aloe Vera

O suco de aloe vera – ou babosa, como é conhecida a planta – possui poder cicatrizante, ou seja, o suco não é prejudicial e ainda auxilia na cura das feridas estomacais. O suco já é comercializado pronto, sendo que o mais indicado é ingerir 50ml em jejum ou antes de dormir.

Lactobacilos

Segundo especialistas, a gastrite pode por vezes matar as bactérias boas do estômago e o problema é que sem elas o tecido não se recupera. Por essa razão é muito importante fazer a reposição com lactobacilos, que ajudam a contornar esse problema. Os lactobacilos podem ser encontrados em iogurtes e até mesmo em pó.

Legumes ou verduras refogadas

Consuma legumes e verduras no almoço e na janta, mas sempre refogados, pois as folhas muito duras podem irritar a parede do estômago. A dica dos nutricionistas é a de que os pacientes evitem consumir in natura os alimentos como alface, couve, agrião, caçarola e repolho.

Caldo de feijão

Os especialistas também sugerem que os pacientes evite consumir o grão de feijão, devido à sua fermentação. Em todo caso, o caldo pode ser aproveitado tranquilamente, uma vez que possuem todos os nutrientes que o feijão oferece.

Peixe e frango com pouca gordura

E por último, felizmente quem possui gastrite não precisa retirar a carne da dieta por causa da gordura.

A dica, no entanto, é consumir preferencialmente carne de frango cozida, grelhada ou refogada, ou ainda peixe assado no forno ou grelhado, que nesse caso não ficam gordurosos. Além disso, até a carne vermelha pode ser consumida, desde que não seja gordurosa. Em todo caso, evite frituras de qualquer espécie.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: