Topo

Alimentos saudáveis que você provavelmente deveria consumir mais

5.00 / 5 - 2
Comente

Normalmente quando vamos às compras olhamos as verduras e legumes mais bonitos e acabamos nos esquecendo de alimentos como rabanete, inhame e nabo, dentre outros que também são essenciais a uma alimentação mais saudável.

O fato é que agora, depois de ler esse artigo, você provavelmente vai querer rever esse conceito e passar a enxergar com outros olhos esses e outros alimentos que podem fornecer uma série de nutrientes ao organismo. Confira!

Veja superalimentos que deveriam ser mais consumidos por você

Lentilhas

Lentilhas

As lentilhas são bem procuradas no período de festas de final de ano, mas no resto do ano elas acabam caindo no esquecimento. Isso, no entanto, é algo muito errado pois trata-se de um alimento rico em proteína vegetal, que ajuda a fortalecer e formar massa muscular, contribuindo ainda com a cicatrização de determinados ferimentos.

Não obstante, as lentinhas possuem um alto teor de fibras, ferro e vitaminas, se apresentando ainda com pouca gordura e ótima substituta para o feijão no dia a dia.

Leia também:

Batata doce

Batata doce

Algumas pessoas não gostam muito da batata doce por ela ser docinha e também porque acreditam que ela possui muitas calorias. E apesar de estarem certos sobre as calorias (ela é em média duas vezes mais calórica que a batata comum), o fato é que o alimento pode ser muito útil em uma dieta saudável.

Ela é rica em vitamina C, potássio e fibras, o que é bem diferente da batata comum. Dito isso o alimento pode ser usado tanto em pratos doces quanto em salgados.

Inhame

Inhame

O inhame é fonte de fósforo, potássio e proteínas, podendo ser usado na prevenção de osteoporose, cálculos renais e artrite. Por ser fonte de fibras e carboidrato ele pode substituir pães, massas e cereais, ajudando até a manter a boa memória.

A melhor forma de consumir o inhame é cozido, mas sem deixá-lo muito tempo no fogo para que não perca seus nutrientes.

Rabanete

Rabanete

O rabanete é benéfico à saúde por conter propriedades medicinais. Ele ajuda a estimular funções digestivas, limpa as vias respiratórias e dá força ao sistema imunológico, de acordo com nutricionista isso ocorre por que ele possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Nêspera

Nêspera

Popularmente conhecida como ameixa-amarela, essa fruta é rica em vitamina C e sais minerais, incluindo fósforo e cálcio. Um dos benefícios oferecidos pela nêspera é o de controlar os níveis de gordura no sangue e diminuir a resistência à insulina, atuando na prevenção contra diabetes.

De acordo com estudos a nêspera possui triterpenos, substância que modula a formação de óxido nítrico e que age nas vias respiratórias, ajudando a combater problemas como a bronquite e melhorar os resultados em tratamentos de doenças alérgicas inflamatória, como a asma, sinusite e renite.

Acelga

Acelga

A acelga é uma hortaliça bem versátil, pois tanto seus talos quanto as folhas podem ser bem aproveitados. Ela pode ser consumida crua ou refogada com azeite e alho. Além de tudo, ela também ajuda proteger o fígado e pode auxiliar no controle de diabetes, por possuir substâncias que causam a regeneração das células do pâncreas.

Não obstante, o alimento é ainda fonte de vitamina A e C. Vale ressaltar, que pessoas que possuem tendência a cálculos renais precisam consumir a acelga com moderação, pois ela também possui grande quantidade de oxalato, substância que pode se unir ao cálcio e contribuir com a formação das pedras nos rins.

Beterraba

Beterraba

A beterraba é uma grande aliada no combate ao cansaço. De acordo com pesquisadores, o nitrato encontrado nela ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, o que desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por essa razão é recomendado um copo de suco de beterraba antes de se praticar atividades físicas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: