Topo

Dengue: Confira os principais sintomas e saiba como combater a doença

Comente

A pandemia de Covid-19 acabou fazendo com que as pessoas, de um modo geral, se preocupassem apenas com essa doença, e com razão, já que ela se mostrou muito letal e com um grande poder de disseminação. Mas, com a redução dos casos e com o avanço do processo de vacinação na população de um modo geral, as pessoas voltaram a se preocupar com outras doenças tão graves quanto e que estão convivendo conosco há muitos anos. 

É o caso da dengue, um problema de saúde pública que acabou se tornando realmente um grande problema em países como o Brasil, devido as suas características. De uma forma geral, a dengue pode ser classificada como uma doença infecciosa causada por um vírus que é transmitido por um determinado tipo de mosquito, cujo nome acabou se tornando conhecido pela população de uma forma geral: Aedes aegypti. 

O vírus que provoca essa doença pertence ao grupo dos arbovírus, que são passados por picadas de insetos, principalmente mosquitos. Existem quatro tipos de vírus da dengue. E essa acaba sendo uma informação importante para que as pessoas entendam, uma vez que uma mesma pessoa pode acabar tendo dengue quatro vezes, já que ela pode ser infectada pelos quatro vírus, sendo um de cada vez. 

Veja também:

Este vírus acaba passando através da uma fêmea do mosquito Aedes aegypti que já esteja infectada por anteriormente ter picado alguém com esse inimigo no corpo. A partir deste momento, enquanto aquele mosquito estiver vivo, ele vai continuar tendo a capacidade de contaminar as pessoas e causar a doença. 

Com o surgimento de surtos localizados de dengue, as pessoas passaram a se preocupar mais com isso. Antes de mais nada, é muito importante que essa seja uma doença levada a sério, que deve ser tratada diretamente com médicos e especialistas. As pessoas não devem procurar remédios caseiros para dengue, por exemplo, uma vez que eles raramente se mostram eficiente. Também não é recomendado buscar os remédios utilizados para o tratamento da doença sem o acompanhamento de um médico. Mas é importante conhecer os principais sintomas e sinais da doença.

Dengue: Confira os principais sintomas e saiba como combater a doença

Principais sintomas da doença

Antes de mais nada, é importante que as pessoas tenham em mente que, como existem diferentes tipos de dengue, também existem diferentes tipos de sintomas. Mas aquela que pode ser considerada como a dengue clássica possui sintomas parecidos com a Zika, tais como febre alta, náuseas e vômitos, dor de cabeça e especialmente no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele, mal-estar e cansaço extremo, dor abdominal, nos ossos e também nas articulações. Os sintomas da dengue duram geralmente alto de 7 a 15 dias, enquanto que os sintomas da Zika tendem a desaparecer em apenas uma semana. 

Como diferenciar Dengue de Covid-19

Essa é uma das grandes preocupações que as pessoas possuem nos dias de hoje, uma vez que existe toda uma atenção e um cuidado com a Covid-19. Por isso, quando as pessoas acreditam que estão com alguns sintomas parecidos, elas ficam com medo de estar contaminados com o vírus que causa a Covid-19. Mas existem diversos sinais que tornam mas fácil de separar o que pode ser um sinal de uma doença e quanto pode ser um conjunto de sintomas que pertence a outra doença. 

Essa diferenciação pode ser feita basicamente com a observância de determinados sintomas da doença. Por exemplo, o surgimento de manchas vermelhas pelo corpo pode ser considerado como um sintoma raro entre as pessoas que possuem Covid-19, enquanto que é muito mais comum naqueles que estão com dengue. 

Outro sintoma que pode causar uma certa confusão, mas que também podem ajudar a identificar a doença é a dor de garganta. Este sintoma não aparece nas pessoas que possuem dengue, por mais que alguns pacientes acreditem que estão com algum tipo de dor nesta parte do corpo. Mas isso geralmente acontece quando a dengue está acompanhada de algumas outras doenças ou sintomas. Já no caso de quem tem Covid-19, a dor de garganta pode ser considerada como mais frequente, apesar de não surgir em todos os casos. 

Tosses e falta de ar também são sintomas mais frequentes nas pessoas que estão contaminadas com a Covid-19. E as pessoas que possuem dengue raramente apresentam qualquer tipo de sintoma parecido. 

Quais são os remédios para tratamento da dengue?

Mais uma vez, é fundamental salientar que as pessoas que passam pelo tratamento de doenças como dengue devem sempre seguir as orientações de um médico. Nenhum remédio caseiro realmente vai garantir que as pessoas tenham um tratamento eficiente. Mas, de uma forma geral, os remédios que serão indicados pelos médicos são aqueles destinados a tratar os sintomas, como paracetamol (Tylenol) e a dipirona (Novalgina), que ajudam a baixar a febre e a aliviar a dor e o desconforto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: