Topo

Nova dengue? Conheça a febre chikungunya e saiba como se proteger dela

Comente

Com a chegada do verão, algumas medidas se fazem necessárias a quem deseja se proteger do mosquito da dengue. Evitar deixar água parada no quintal ou em vasos de plantas, por exemplo, é uma delas.

Os mesmos cuidados necessários para evitar a dengue comum, agora podem também afastar uma outra espécie de doença, chamada de febre chikungunya, considerada uma nova espécie de dengue, já que é transmitida pelo mesmo mosquito.

A seguir você poderá conferir os detalhes e entender como evitar o problema. Veja!

Nova dengue? Conheça a febre chikungunya e saiba como se proteger dela

febre-chikungunya

Ainda pouco conhecida, a febre chikungunya chegou ao país há quatro anos, fazendo um grande número de vítimas nos últimos meses.

O número de infectados, para se ter uma ideia, já ultrapassa o número de 800 pacientes, e dentre os estados com maior quantidade de vítimas, destacam-se Bahia e Amapá.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde já está se preparando para lidar com novos casos, que eventualmente surgirão com a chega do clima mais quente.

Leia também:

Forma de transmissão febre chikungunya

Conforme já mencionado, a doença é transmitida por intermédio do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue comum.

Sintomas da febre chikungunya

Os sintomas comuns da doença são dores nas juntas, febre, sensação de cansaço, e em casos isolados, pele avermelhada. O estágio inicial da febre chikungunya pode ser confundida com gripe ou dengue comum.

Tempo de duração da febre chikungunya

A doença pode durar entre sete a dez dias, entretanto, as dores no corpo podem levar até alguns meses para desaparecer.

Nesse segundo caso o problema pode ser tratado como artrite crônica, e não há nenhum tratamento ou medicação que alivie as dores, a boa notícia, no entanto, é que nem todos pacientes sofrem com esse tipo de reação.

Vale ressaltar também que até onde se sabe, os riscos de morte por febre chikungunya são bem menores que os riscos decorrentes da dengue comum, afinal, ainda não há indícios de hemorragias provocadas pela febre.

Tratamento da febre chikungunya

O tratamento do problema é realizado apenas no sentido de combater as dores e o nível da febre. E o paciente não deve em nenhum caso se automedicar com analgésicos ou antibióticos. A seguir você confere algumas medidas para evitar o problema.

Como prevenir a dengue e a febre chikungunya

  • Evitar o acumulo de água parada em vasos, garrafas e pneus.
  • Adotar um rigoroso processo d manutenção e limpeza da piscina (caso tenha uma em casa).
  • Evitar jogar lixo nas ruas, minimizando assim os riscos de enchentes e água parada.
  • Usar repelentes em áreas propensas ao surgimento do mosquito.
  • Usar telas nas janelas de casa para evitar a entrada de eventuais mosquitos.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: