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Aprenda fazer posições de ioga que ajudam a saúde de quem fica muito tempo sentado

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Quem acompanha informativos relacionados à saúde e bem estar provavelmente já ouviu falar sobre o quão prejudicial pode ser o ato de ficar muito tempo sentado diariamente.

Mas como esse é um pré-requisito básico para a execução de muitos dos trabalhos que se tem à disposição na atualidade, o fato é que muitas pessoas acabam se submetendo aos riscos em detrimento ao bem estar.

O que poucos sabem é que essa condição (de ficar muito tempo sentado) combinada ao sedentarismo pode ocasionar problemas como a síndrome metabólica, o diabete tipo 2, a obesidade e até o risco de ataque cardíaco, pelo que, não é por acaso que surgiu a expressão de que “ficar sentado é o novo fumar”.

Para minimizar os riscos nessas circunstâncias, especialistas recomendam que as pessoas evitem ficar sentadas por longos períodos de maneira contínua, a regra vale principalmente para quem trabalha com computadores, que além de tudo está exposto aos problemas decorrentes dos movimentos repetitivos.

Nesse caso a lista de opções inclui buscar alternativas para fazer caminhadas ao longo do dia ou adquirir um suporte para computador que permita trabalhar em pé.

Mas além disso, uma solução até mais simples e que ajuda também quem executa outras atividades (que exigem ficar sentado), pode ser alguns exercícios da ioga, que além de serem úteis à saúde ajudam a aliviar as dores associadas ao sedentarismo.

Sabendo disso, decidimos reproduzir na sequência algumas dicas de exercícios nesse sentido. Veja!

As posições da ioga que ajudam quem fica muito tempo sentado diariamente

Alongamento dos pulsos

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Passar o dia todo digitando pode causar problemas nos pulsos. Fazer alongamento neles, portanto, pode evitar problemas futuros. Um exercício interessante consiste em ficar na posição de quatro com os dedos apontados para frente e em seguida rotacionar o pulso direito para que os dedos fiquem virados para trás.

Primeiro é preciso fazer o movimento com um pulso e depois com o outro, segurando a posição durante uma respiração e repetindo os passos em seguida. Para quem conseguir também é bom fazer a posição do gato, arqueando as costas ao mesmo tempo em que faz a rotação dos pulsos.

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Posição do cachorro

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Passar o dia todo atrás de uma mesa de escritório leva as pessoas a ficarem praticamente o dia inteiro com as costas curvadas. Para poder abrir e alongar os adutores, a dica é fazer a posição do cachorro.

Para isso é preciso começar com a posição de quatro, encolhendo em seguida os dedos dos pés, erguendo na sequência o quadril e levando o calcanhar até o chão. A posição deve ser mantida por cinco respirações e depois basta repetir o processo.

Tornozelo no joelho

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Passar muito tempo sentado também tensiona os quadris, e uma das melhores formas de relaxá-los é fazendo um bom alongamento. Uma das formas de alongar os quadris é sentar-se com as costas eretas e colocar o tornozelo esquerdo sobre o joelho direito.

Se sentir os quadris bem abertos é só colocar as mãos no chão e esticar os braços para frente. É preciso segurar a posição por três respirações e repetir o processo com a outra perna.

Joelho no joelho

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Outro exercício para abrir os quadris e alongar a banda iliotibial é sentar com as costas eretas e cruzar as pernas colocando o joelho direito sobre o esquerdo. Nesse caso também é preciso segurar a posição por três respirações e repetir o processo com o outro lado.


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